Sonda IT aposta nos serviços de Cloud Builder

Modelo de negócio oferece ao cliente apoio na indicação e no desenvolvimento da nuvem mais adequada às suas necessidades de negócios


Entender a necessidade do cliente em relação ao modelo de nuvem que ele necessita, seja ela híbrida, privada ou pública, e desenvolver a solução mais adequada, reduzindo o Capex/Opex dessas empresas no que tange à aquisição de servidores, é a missão da área de Cloud Builder, criada pela Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação.
A proposta da companhia é apoiar as empresas quando ocorre uma necessidade específica de negócio, ou seja, quando surge a demanda de recursos computacionais para atender a um determinado projeto que não justifica a compra de equipamentos, ou para situações em que a empresa deseja sair do modelo virtualizado e pretende migrar para a nuvem, medida que permite a automação de seus ambientes.
Na prática, a Sonda possui uma equipe de Cloud Builders capacitada para entender a necessidade do cliente e apoiar no planejamento, design, implementação, operação e otimização de projetos de cloud. “Este modelo viabiliza ao cliente a redução nos investimentos de infraestrutura para ambientes de desenvolvimento e para demandas sazonais, reduzindo significativamente a aquisição de servidores que, posteriormente, ficariam depreciados”, explica Maurilio Antonio Gonçalves, gerente de desenvolvimento de negócios da Divisão de Plataformas da Sonda IT.
Além de evitar a compra de servidores que não fazem parte do ambiente de produção do cliente, o executivo ressalta que o apoio da área de Cloud Builder da Sonda reduz o Shadow IT nas organizações, que geram custos que não são mensurados pela companhia e nem pela área de TI, pois os profissionais acabam adquirindo recursos de forma independente para atender projetos específicos que, mais tarde, retornarão como uma despesa para a empresa. 

A companhia também traz como produto complementar ao seu portfólio de oferta Cloud Builder a solução Intercloud Fabric da Cisco. Parceira da Cisco na iniciativa de Intercloud, a proposta da Sonda IT é prover ao cliente a flexibilidade de migrar máquinas virtuais de um ambiente de desenvolvimento que está numa cloud pública para o ambiente de produção de uma cloud privada. “A proposta é fazer esta comunicação mantendo as mesmas políticas de rede local com segurança, promovendo o menor impacto e maior agilidade na migração da Cloud Pública para Privada”, finaliza Gonçalves.