Para
auxiliar empresas no atendimento do Bloco K, integradora propõe terceirização
dos processos de negócios relativos ao Registro de Controle da Produção e do
Estoque
A
três meses da entrega da obrigação do Bloco K do SPED Fiscal, que deve ter
início a partir de 1º de janeiro de 2016, muitas empresas ainda não se
adequaram para o atendimento da obrigatoriedade, que ampliará o controle fiscal
sobre a produção industrial e os estoques. A justificativa, de acordo com a
Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da
Informação, é que as empresas deixam para a última hora as atividades que não
fazem parte do seu core business.
Esta
tratativa, entretanto, pode não funcionar uma vez que o complexo volume de informações
exigidas pelos órgãos de fiscalização demandam tempo de análise de todo o
processo industrial, localização dos dados nos sistemas de controle, extração e
adequação digital para a entrega. “O ‘jeitinho brasileiro’, dessa vez, não
funcionará”, aponta Edmir Teles, gerente de consultoria BPO da Divisão de
Aplicativos da Sonda IT. A solução, acrescenta ele, é transferir os processos
para quem tem expertise, eliminando os riscos de autuação.
Pensando
neste universo de empresas, a Sonda IT estendeu a prática de BPO (Business
Process Outsourcing) ao Bloco K. Organizações que não têm
disponibilidade e, ou, departamentos de Tecnologia para a tratativa desses
dados são o foco da integradora. A proposta, ressalta Teles, é fazer o
mapeamento e análise das informações relativas à produção e estoque envolvendo
as áreas fiscais diretamente com as áreas de produção, de custos, PCP e
Informática das empresas, o que fomenta a discussão do tema, revelando
informações pertinentes a cada departamento.
“Dada
à particularidade do negócio de cada empresa, assim como de suas áreas, é
imprescindível realizar a análise prévia das informações. Unindo o chão de
fábrica e o departamento fiscal ao processo de BPO, podemos fazer um rico
mapeamento dos controles de estoque, apontando todos os gaps nos sistemas de
gestão, aplicativos, fiscais e controles paralelos”, explica o gerente.
Com
o desenho dos processos de controles de estoque, o próximo passo é testar a
aderência do extrator de informações que funciona no ERP da SAP e gerar as
informações para o SPED Fiscal. Em caso de incompatibilidade, são feitos
ajustes pela área de produto da Sonda IT. O resultado pode ser uma nova solução
específica para a empresa ou uma ferramenta standard, que será aderente também
aos processos de negócio de outras empresas.