Levantamento deste
ano mostra que as companhias, mesmo em tempo de crise, estão mais aderentes ao
termo “geração de valor”. Itaú Unibanco lidera mais uma vez a pesquisa
A DOM Strategy Partners,
consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, anuncia os
resultados do ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido, tradicional
pesquisa que avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e
proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores,
acionistas, funcionários e para toda a sociedade.
Mais uma vez o Itaú
Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira
liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam
no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015. Com
este resultado, é possível afirmar que o levantamento atual mostra que as
empresas, mesmo em tempos de crise, estão cada vez mais aderentes ao termo
“geração de valor”.
“O valor é materializado a
partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo,
podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia,
ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem
conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando
em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza
de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do
interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e
CEO da DOM Strategy
Ao todo foram avaliadas
200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os
rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos
estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas
empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62
ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa;
Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de
Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão
de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.
Além do Itaú-Unibanco,
ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Bradesco em segundo lugar com
a nota 8,30. No ano passado, o banco conquistou o quarto lugar. O Banco do
Brasil, de décimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posição com a
média 8,28. A BRF/ Sadia, caiu uma casa em relação o ano passado, mas aumentou
a sua nota de 8,23 para 8,26. A Johnson & Johnson e a Whirlpool, que
aparecem com a mesma média de 8,22, nesta edição, no último MVP ocuparam o
sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
O Boticário e a Nestlé
também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o
sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda
colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono
degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10
subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19.
Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.
Quanto à metodologia, a
consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value
Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos
para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas.
Já a resposta sobre a
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o
“Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida
como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.
Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
POSIÇÃO
|
EMPRESA
|
PONTUAÇÃO
2015 |
PONTUAÇÃO 2014
|
1
|
Itaú-Unibanco
|
8,337
|
8,243
|
2
|
Bradesco
|
8,303
|
8,223
|
3
|
Banco do Brasil
|
8,285
|
8,143
|
4
|
BRF
|
8,262
|
8,231
|
5
|
Whirlpool
|
8,229
|
8,212
|
6
|
Johnson & Johnson
|
8,225
|
8,214
|
7
|
O Boticário
|
8,218
|
8,232
|
8
|
Nestlé
|
8,214
|
8,221
|
9
|
Ambev
|
8,207
|
8,218
|
10
|
Santander
|
8,197
|
7,997
|
11
|
BASF
|
8,196
|
8,197
|
12
|
Elektro
|
8,191
|
8,034
|
13
|
P&G
|
8,173
|
8,186
|
14
|
CCR
|
8,172
|
8,022
|
15
|
Raizen
|
8,167
|
8,015
|
16
|
AES Eletropaulo
|
8,164
|
7,914
|
17
|
Caixa Econômica
|
8,143
|
7,931
|
18
|
Unilever
|
8,141
|
7,960
|
19
|
Hospital Albert
Einstein
|
8,138
|
Não estava no ano
passado
|
20
|
Coca-Cola
|
8,127
|
8,020
|
21
|
TV Globo
|
8,126
|
Não estava no ano
passado
|
22
|
3M
|
8,118
|
Não estava no ano
passado
|
23
|
Pfizer
|
8,116
|
7,837
|
24
|
Fleury
|
8,094
|
Não estava no ano
passado
|
25
|
SBT
|
8,076
|
Não estava no ano
passado
|
26
|
Roche
|
8,073
|
7,943
|
27
|
Samsung
|
8,067
|
8,152
|
28
|
Embraer
|
8,062
|
8,141
|
29
|
Sky
|
8,049
|
Não estava no ano
passado
|
30
|
Novartis
|
8,044
|
Não estava no ano
passado
|
31
|
Duratex
|
8,028
|
7,927
|
32
|
CVC
|
8,026
|
7,941
|
33
|
TOTVS
|
8,024
|
7,924
|
34
|
RBS
|
8,023
|
Não estava no ano
passado
|
35
|
Sanofi-Aventis
|
8,022
|
Não estava no ano
passado
|
36
|
Kroton
|
8,021
|
Não estava no ano
passado
|
37
|
Philips
|
8,017
|
8,012
|
38
|
Libbs
|
8,016
|
7,888
|
38
|
Pearson
|
8,013
|
Não estava no ano
passado
|
40
|
JBS
|
7,999
|
Não estava no ano
passado
|
41
|
Localiza
|
7,997
|
Não estava no ano
passado
|
42
|
Carrefour
|
7,987
|
Não estava no ano
passado
|
43
|
SAP
|
7,984
|
Não estava no ano
passado
|
44
|
Ecorodovias
|
7,973
|
8,014
|
45
|
Bradesco Seguros
|
7,967
|
7,964
|
46
|
Natura
|
7,965
|
Não estava no ano
passado
|
47
|
BBSeguridade
|
7,959
|
Não estava no ano
passado
|
48
|
Porto Seguro
|
7,947
|
7,942
|
49
|
Accor Hotelaria
|
7,946
|
Não estava no ano
passado
|
50
|
Dasa
|
7,941
|
Não estava no ano
passado
|