DOM Strategy Partners apresenta as 50 empresas que mais geraram valor no Brasil em 2015


Levantamento deste ano mostra que as companhias, mesmo em tempo de crise, estão mais aderentes ao termo “geração de valor”. Itaú Unibanco lidera mais uma vez a pesquisa

A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, anuncia os resultados do ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido, tradicional pesquisa que avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.
Mais uma vez o Itaú Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015. Com este resultado, é possível afirmar que o levantamento atual mostra que as empresas, mesmo em tempos de crise, estão cada vez mais aderentes ao termo “geração de valor”.
“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy
Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.
Além do Itaú-Unibanco, ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Bradesco em segundo lugar com a nota 8,30. No ano passado, o banco conquistou o quarto lugar. O Banco do Brasil, de décimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posição com a média 8,28. A BRF/ Sadia, caiu uma casa em relação o ano passado, mas aumentou a sua nota de 8,23 para 8,26. A Johnson & Johnson e a Whirlpool, que aparecem com a mesma média de 8,22, nesta edição, no último MVP ocuparam o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
O Boticário e a Nestlé também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10 subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.
Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.

Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):

POSIÇÃO
EMPRESA
PONTUAÇÃO
2015
PONTUAÇÃO 2014
1
Itaú-Unibanco
8,337
8,243
2
Bradesco
8,303
8,223
3
Banco do Brasil
8,285
8,143
4
BRF
8,262
8,231
5
Whirlpool
8,229
8,212
6
Johnson & Johnson
8,225
8,214
7
O Boticário
8,218
8,232
8
Nestlé
8,214
8,221
9
Ambev
8,207
8,218
10
Santander
8,197
7,997
11
BASF
8,196
8,197
12
Elektro
8,191
8,034
13
P&G
8,173
8,186
14
CCR
8,172
8,022
15
Raizen
8,167
8,015
16
AES Eletropaulo
8,164
7,914
17
Caixa Econômica
8,143
7,931
18
Unilever
8,141
7,960
19
Hospital Albert Einstein
8,138
Não estava no ano passado
20
Coca-Cola
8,127
8,020
21
TV Globo
8,126
Não estava no ano passado
22
3M
8,118
Não estava no ano passado
23
Pfizer
8,116
7,837
24
Fleury
8,094
Não estava no ano passado
25
SBT
8,076
Não estava no ano passado
26
Roche
8,073
7,943
27
Samsung
8,067
8,152
28
Embraer
8,062
8,141
29
Sky
8,049
Não estava no ano passado
30
Novartis
8,044
Não estava no ano passado
31
Duratex
8,028
7,927
32
CVC
8,026
7,941
33
TOTVS
8,024
7,924
34
RBS
8,023
Não estava no ano passado
35
Sanofi-Aventis
8,022
Não estava no ano passado
36
Kroton
8,021
Não estava no ano passado
37
Philips
8,017
8,012
38
Libbs
8,016
7,888
38
Pearson
8,013
Não estava no ano passado
40
JBS
7,999
Não estava no ano passado
41
Localiza
7,997
Não estava no ano passado
42
Carrefour
7,987
Não estava no ano passado
43
SAP
7,984
Não estava no ano passado
44
Ecorodovias
7,973
8,014
45
Bradesco Seguros
7,967
7,964
46
Natura
7,965
Não estava no ano passado
47
BBSeguridade
7,959
Não estava no ano passado
48
Porto Seguro
7,947
7,942
49
Accor Hotelaria
7,946
Não estava no ano passado
50
Dasa
7,941
Não estava no ano passado