Com a iniciativa
intitulada “01 mesa, 04 vinhos e bons
amigos”, o networking é feito em restaurantes e
bistrôs regionais, regada a boa comida e bebida
Beber vinho, confraternizar com os amigos
e conversar de uma forma mais intimista. O programa descontraído, que até
pouco tempo era considerado uma atividade exclusivamente do âmbito social,
ganha ares estratégicos e, cada vez mais, torna-se uma prática comum nas
empresas quando o assunto é captar novos negócios.
Na Máxima Sistemas, empresa especializada em
tecnologias móveis para a gestão logística e de força de vendas, a ação
nasceu com o projeto “01 mesa, 04 vinhos e bons amigos”, iniciativa
criada com o intuito de estreitar o seu relacionamento com executivos
dos mercados atacado distribuidor por meio de encontros em
restaurantes badalados, regado a boa comida e vinho da melhor qualidade.
“A ideia veio com a aspiração de se comunicar com o
cliente de uma forma mais leve, mais próxima, mais
coloquial. Eventos como feiras e conferências, por exemplo, são excelentes
do ponto de vista de promoção da marca, contudo, nem sempre são
suficientes para criar vínculos com o prospect ou fidelizar um cliente, em
função do seu explícito propósito comercial, que exige um comportamento mais
formal, polido e protocolado”, diz Selva Tassara, diretor de Comunicação e
Marketing da Máxima Sistemas.
A ação foi planejada a fim de proporcionar um
momento descontraído para tratar de negócios, priorizando a
união de dois princípios básicos do networking, que é estreitar o
relacionamento com o cliente e mantê-lo sempre atualizado sobre as soluções
desenvolvidas pela Máxima Sistemas, em especial, neste caso, o maxMove Entrega,
ferramenta inédita no mercado, lançada oficialmente este ano, para o
gerenciamento de todas as etapas de entrega do empresário atacadista
distribuidor, inclusive devoluções e avarias.
Até o momento Recife, Fortaleza, Belém, Brasília e
Bahia foram as regiões que sediaram o evento devido à estratégia
de capilaridade da companhia com foco nestas cidades. Aliás, foi em
uma das edições do “01 mesa, 04 vinhos e bons amigos” que
a Brago Distribuidora, empresa brasiliense do segmento
atacado distribuidor, descobriu a aderência da solução maxMove Entrega
em sua linha de atuação. A empresa foi convidada para o happy hour
após pesquisas de mercado da Máxima que avaliou atacadistas
distribuidoras que tinham forte atuação na capital federal.
“O encontro foi agregador e colaborativo. Integrou
interesses ligados ao nosso negócio como redução de custos,
eficiência logística e ROI sem perder a agradabilidade do cenário em questão.
Foi uma abordagem bem diferenciada, assertiva”, conta Edson
Caboclo, diretor de TI da Brago Distribuidora.
Para próximo ano, a Máxima planeja levar o evento
para, no mínimo, outras 06 capitais brasileiras, já que a iniciativa
contabiliza bons resultados. “A taxa de conversão, em algumas regiões,
supera 80%, o que mostra que a maior parte dos nossos convidados tornam-se
clientes fiéis da companhia. Além disso, tratar o cliente como único, como
o de fato é, faz toda a diferença”, conclui Selva Tassara.
Atualmente, a Máxima Sistemas conta com
mais de 880 clientes ativos e 25.000 usuários, espalhados em todo o território
nacional, tendo uma fatia expressiva de 35% de participação no mercado
atacado distribuidor, segundo dados do ranking ABAD/Nielsen 2015, o que a torna líder no
segmento.