Máxima Sistemas aposta no relacionamento com cliente fora de ambientes formais

Com a iniciativa intitulada “01 mesa, 04 vinhos e bons amigos”, o networking é feito em restaurantes e bistrôs regionais, regada a boa comida e bebida

Beber vinho, confraternizar com os amigos e conversar de uma forma mais intimista. O programa descontraído, que até pouco tempo era considerado uma atividade exclusivamente do âmbito social, ganha ares estratégicos e, cada vez mais, torna-se uma prática comum nas empresas quando o assunto é captar novos negócios.
Na Máxima Sistemas, empresa especializada em tecnologias móveis para a gestão logística e de força de vendas, a ação nasceu com o projeto “01 mesa, 04 vinhos e bons amigos”, iniciativa criada com o intuito de estreitar o seu relacionamento com executivos dos mercados atacado distribuidor por meio de encontros em restaurantes badalados, regado a boa comida e vinho da melhor qualidade.
“A ideia veio com a aspiração de se comunicar com o cliente de uma forma mais leve, mais próxima, mais coloquial. Eventos como feiras e conferências, por exemplo, são excelentes do ponto de vista de promoção da marca, contudo, nem sempre são suficientes para criar vínculos com o prospect ou fidelizar um cliente, em função do seu explícito propósito comercial, que exige um comportamento mais formal, polido e protocolado”, diz Selva Tassara, diretor de Comunicação e Marketing da Máxima Sistemas. 
A ação foi planejada a fim de proporcionar um momento descontraído para tratar de negócios, priorizando a união de dois princípios básicos do networking, que é estreitar o relacionamento com o cliente e mantê-lo sempre atualizado sobre as soluções desenvolvidas pela Máxima Sistemas, em especial, neste caso, o maxMove Entrega, ferramenta inédita no mercado, lançada oficialmente este ano, para o gerenciamento de todas as etapas de entrega do empresário atacadista distribuidor, inclusive devoluções e avarias.
Até o momento Recife, Fortaleza, Belém, Brasília e Bahia foram as regiões que sediaram o evento devido à estratégia de capilaridade da companhia com foco nestas cidades. Aliás, foi em uma das edições do “01 mesa, 04 vinhos e bons amigos” que a Brago Distribuidora, empresa brasiliense do segmento atacado distribuidor, descobriu a aderência da solução maxMove Entrega em sua linha de atuação. A empresa foi convidada para o happy hour após pesquisas de mercado da Máxima que avaliou atacadistas distribuidoras que tinham forte atuação na capital federal. 
“O encontro foi agregador e colaborativo. Integrou interesses ligados ao nosso negócio como redução de custos, eficiência logística e ROI sem perder a agradabilidade do cenário em questão. Foi uma abordagem bem diferenciada, assertiva”, conta Edson Caboclo, diretor de TI da Brago Distribuidora.
Para próximo ano, a Máxima planeja levar o evento para, no mínimo, outras 06 capitais brasileiras, já que a iniciativa contabiliza bons resultados. “A taxa de conversão, em algumas regiões, supera 80%, o que mostra que a maior parte dos nossos convidados tornam-se clientes fiéis da companhia. Além disso, tratar o cliente como único, como o de fato é, faz toda a diferença”, conclui Selva Tassara. 

Atualmente, a Máxima Sistemas conta com mais de 880 clientes ativos e 25.000 usuários, espalhados em todo o território nacional, tendo uma fatia expressiva de 35% de participação no mercado atacado distribuidor, segundo dados do ranking ABAD/Nielsen 2015, o que a torna líder no segmento.