Companhia nacional
teve nota 8,04 no levantamento que analisou a interação das companhias com os
seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade durante todo
o ano de 2015
A brasileira
Totvs lidera pela primeira vez o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Tecnologia 2015 com a média 8,04. O levantamento
criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em
estratégia corporativa, avalia a capacidade das empresas em gerar e proteger
valor não apenas para si, mas também para o seu grupo de stakeholders,
compostos por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. Nos
dois últimos anos, a empresa apareceu ocupando o terceiro lugar, sempre com a
nota 7,92.
A lista contém as cinco
companhias do setor de TI que mais produziram valor em 2015 a partir da
percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. A análise realizada
pela consultoria tem o intuito de entender como as empresas se comunicam,
constroem e mantêm a capacidade para gerar e proteger valor por meio dos seus
diferentes públicos, ativos e dos indicadores que reverberam em credibilidade,
imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo.
Além da Totvs,
a SAP, que não figurava há dois anos, surge em segundo lugar com 7,98 pontos. O
UOL subiu duas casas, em relação a 2014, e garantiu a terceira posição tendo a
média 7,93. A Microsoft, que liderava desde a primeira edição do MVP Tecnologia, em 2013, vem em quarto
lugar neste ano, com a nota 7,92. Para encerrar a lista, a Stefanini, presente
entre as três mais desde a primeira publicação da lista, aparece em último
lugar com 7,71. Todas as companhias foram avaliadas de 0 a 10 pelos seus
públicos.
De acordo
com Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o valor é produzido a partir da interação das empresas com os
diferentes públicos, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o
desempenho da companhia, ou intangível, tal como a reputação da marca, que é
fruto da credibilidade e imagem conquistadas.
“No caso das companhias de TI, ações ligadas à inovação, como pesquisa e
desenvolvimento de novas maneiras de se trabalhar, por exemplo, foram algumas
questões de suma importância a serem avaliadas em relação ao valor dado
para os seus públicos”, explica.
Além do quesito inovação,
a pesquisa avaliou mais 61 ativos para chegar ao resultado final, tais como
Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo,
Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança
Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa,
Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre
outros.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Veja abaixo a tabela comparativa do
MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Tecnologia
2015 com o ranking de 2014:
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