DOM Strategy Partners apresenta as 50 empresas com mais valor de reputação

Consultora anuncia o ranking de reputação das principais empresas brasileiras sob as óticas da credibilidade e da imagem corporativa. Itaú Unibanco lidera a pesquisa.

A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, anuncia as organizações que lideraram o estudo Reputation Index 2015, que avaliou o índice de reputação corporativa das 1000 maiores empresas brasileiras nos últimos 12 meses. Diferente de outros indicadores de reputação, a metodologia do Reputation Index não associa a reputação apenas às marcas das companhias. Na verdade, a pesquisa considera esta visão de certa forma superficial e economicamente inadequada.
Uma abordagem apontada neste ranking é das companhias de capital aberto apresentarem boa reputação corporativa. Dente as organizações de destaque estão Itaú-Unibanco, Bradesco, Google, Apple, Johnson & Johnson, Coca Cola, entre outros.
Para elaborar o ranking, o estudo mensurou a qualidade de performance das organizações em relação a dois pilares: Credibilidade e Imagem Corporativa. Assim, a conta da reputação das empresas é Reputação = Imagem/Credibilidade. Segundo o CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, o diferencial do Reputation Index é analisar cada um desses pontos considerando a percepção de seus stakeholders impactados.
“Além das questões financeiras e mercadológicas tradicionais, como faturamento, crescimento e market share, as empresas precisam construir e sustentar credibilidade e imagem positivas, reconhecidas e diferenciadas aos olhos de seus clientes, funcionários, acionistas, entre outros atores impactados, para que continuem produzindo resultados superiores frente aos concorrentes”, esclarece o executivo.
Alinhada às principais tendências globais de gestão de ativos e pioneira no mercado nacional, responsável pela metodologia IAM (Intangible Assets Management), a DOM Strategy Partners desenvolve o estudo a partir do pressuposto de que reputação corporativa é o efeito fundamental para uma boa gestão estratégica, que vai do resultado superior conquistado no dia a dia ao valor construído pela empresa aos seus stakeholders, principalmente acionistas.
“Entretanto, há que se diferenciar reputação de marca de reputação corporativa, que é o que medimos aqui. Com efeito, para medirmos reputação corporativa de maneira integral precisamos ser capazes de medir o produto combinado de sua Imagem e de sua Credibilidade. Dessa forma, não adianta afirmarmos que uma empresa dispõe de excelente reputação porque um ator econômico, na figura de cliente, compraria e indicaria um produto desta empresa se este mesmo ator, agora na figura de acionista potencial, não compraria uma ação desta empresa. Ou, se este mesmo ator, em seu papel de funcionário, não aceitaria trabalhar na mesma empresa. Respostas dissociadas não conferem reputação à empresa, mesmo que esta possa ter reputação parcial de marca na gôndola, por exemplo”, esclarece Domeneghetti.

Abaixo, confira o ranking das 50 empresas com mais valor de reputação no Brasil:

POSIÇÃO
EMPRESA
PONTUAÇÃO
1
Itaú-Unibanco
9,14
2
Bradesco
9,11
3
Google
9,13
4
Apple
9,10
5
Johnson & Johnson
9,09
6
Coca-Cola
9,08
7
Nestlé
9,07
8
Duratex
9,06
9
O Boticário
9,06
10
Banco do Brasil
9,02
11
Unilever
9,01
12
Caixa Econômica
8,97
13
Natura
8,91
14
BRF
8,85
15
Embraer
8,82
16
BASF
8,79
17
TV Globo
8,78
18
WEG
8,76
19
Fibria
8,69
20
Santander
8,65
21
Ambev
8,64
22
Hospital Albert Einstein
8,62
23
Elektro
8,60
24
Volkswagen
8,59
25
Roche
8,57
26
Whirlpool
8,56
27
Cielo
8,53
28
Alpargatas
8,51
29
DOW
8,47
30
P&G
8,44
31
FIAT
8,43
32
Fleury
8,41
33
Sky
8,39
34
Pão de Açúcar
8,38
35
Votorantim Cimentos
8,36
36
Microsoft
8,32
37
Starbucks
8,31
38
Porto Seguro
8,29
38
Bradesco Seguros
8,27
40
Facebook
8,26
41
Nike
8,23
42
Hospital Sírio Libanês
8,21
43
Netshoes
8,19
44
UOL
8,17
45
Copersucar
8,16
46
Suzano Papel e Celulose
8,13
47
Souza Cruz
8,11
48
IBM
8,08
49
Gerdau
8,06
50
VALE
8,02