Consultora anuncia o ranking de reputação das principais
empresas brasileiras sob as óticas da credibilidade e da imagem corporativa. Itaú Unibanco
lidera a pesquisa.
A
DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia
corporativa, anuncia as organizações que lideraram o estudo Reputation Index 2015, que avaliou o índice de reputação corporativa das 1000 maiores empresas
brasileiras nos últimos 12 meses. Diferente de outros indicadores de reputação,
a metodologia do Reputation Index não associa a reputação apenas às marcas das
companhias. Na verdade, a pesquisa considera esta visão de certa forma
superficial e economicamente inadequada.
Uma abordagem apontada neste ranking é das
companhias de capital aberto apresentarem boa reputação corporativa. Dente as
organizações de destaque estão Itaú-Unibanco, Bradesco, Google, Apple,
Johnson & Johnson, Coca Cola, entre outros.
Para
elaborar o ranking, o estudo mensurou a qualidade de performance das
organizações em relação a dois pilares: Credibilidade e Imagem Corporativa.
Assim, a conta da reputação das empresas é Reputação =
Imagem/Credibilidade. Segundo o CEO da DOM Strategy Partners, Daniel
Domeneghetti, o diferencial do Reputation Index é analisar cada um desses
pontos considerando a percepção de seus stakeholders impactados.
“Além
das questões financeiras e mercadológicas tradicionais, como faturamento,
crescimento e market share, as empresas precisam construir e sustentar
credibilidade e imagem positivas, reconhecidas e diferenciadas aos olhos de
seus clientes, funcionários, acionistas, entre outros atores impactados, para
que continuem produzindo resultados superiores frente aos concorrentes”,
esclarece o executivo.
Alinhada
às principais tendências globais de gestão de ativos e pioneira no mercado
nacional, responsável pela metodologia IAM (Intangible Assets Management), a
DOM Strategy Partners desenvolve o estudo a partir do pressuposto de que
reputação corporativa é o efeito fundamental para uma boa gestão estratégica,
que vai do resultado superior conquistado no dia a dia ao valor construído pela
empresa aos seus stakeholders, principalmente acionistas.
“Entretanto,
há que se diferenciar reputação de marca de reputação corporativa, que é o que
medimos aqui. Com efeito, para medirmos reputação corporativa de maneira
integral precisamos ser capazes de medir o produto combinado de sua Imagem e de
sua Credibilidade. Dessa forma, não adianta afirmarmos que uma empresa dispõe
de excelente reputação porque um ator econômico, na figura de cliente,
compraria e indicaria um produto desta empresa se este mesmo ator, agora na
figura de acionista potencial, não compraria uma ação desta empresa. Ou, se
este mesmo ator, em seu papel de funcionário, não aceitaria trabalhar na mesma
empresa. Respostas dissociadas não conferem reputação à empresa, mesmo que esta
possa ter reputação parcial de marca na gôndola, por exemplo”, esclarece Domeneghetti.
Abaixo,
confira o ranking das 50 empresas com mais valor de reputação no Brasil:
POSIÇÃO
|
EMPRESA
|
PONTUAÇÃO
|
1
|
Itaú-Unibanco
|
9,14
|
2
|
Bradesco
|
9,11
|
3
|
Google
|
9,13
|
4
|
Apple
|
9,10
|
5
|
Johnson & Johnson
|
9,09
|
6
|
Coca-Cola
|
9,08
|
7
|
Nestlé
|
9,07
|
8
|
Duratex
|
9,06
|
9
|
O Boticário
|
9,06
|
10
|
Banco do Brasil
|
9,02
|
11
|
Unilever
|
9,01
|
12
|
Caixa Econômica
|
8,97
|
13
|
Natura
|
8,91
|
14
|
BRF
|
8,85
|
15
|
Embraer
|
8,82
|
16
|
BASF
|
8,79
|
17
|
TV Globo
|
8,78
|
18
|
WEG
|
8,76
|
19
|
Fibria
|
8,69
|
20
|
Santander
|
8,65
|
21
|
Ambev
|
8,64
|
22
|
Hospital
Albert Einstein
|
8,62
|
23
|
Elektro
|
8,60
|
24
|
Volkswagen
|
8,59
|
25
|
Roche
|
8,57
|
26
|
Whirlpool
|
8,56
|
27
|
Cielo
|
8,53
|
28
|
Alpargatas
|
8,51
|
29
|
DOW
|
8,47
|
30
|
P&G
|
8,44
|
31
|
FIAT
|
8,43
|
32
|
Fleury
|
8,41
|
33
|
Sky
|
8,39
|
34
|
Pão de
Açúcar
|
8,38
|
35
|
Votorantim
Cimentos
|
8,36
|
36
|
Microsoft
|
8,32
|
37
|
Starbucks
|
8,31
|
38
|
Porto
Seguro
|
8,29
|
38
|
Bradesco
Seguros
|
8,27
|
40
|
Facebook
|
8,26
|
41
|
Nike
|
8,23
|
42
|
Hospital
Sírio Libanês
|
8,21
|
43
|
Netshoes
|
8,19
|
44
|
UOL
|
8,17
|
45
|
Copersucar
|
8,16
|
46
|
Suzano
Papel e Celulose
|
8,13
|
47
|
Souza
Cruz
|
8,11
|
48
|
IBM
|
8,08
|
49
|
Gerdau
|
8,06
|
50
|
VALE
|
8,02
|