Gerenciamento de projeto em TI: a chave para o sucesso da transição de serviços

*Por Claudia Bittencourt É que fato os clientes exigem, cada vez mais, uma estratégia eficaz de implantação dos serviços contratados, pois compram dos provedores o gerenciamento de seus serviços de TI da maneira rápida e econômica. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade e rentabilidade. Já notamos que o gerenciamento de projetos em TI tem alcançado altos níveis de importância nas empresas, principalmente para aquelas que necessitam passar por processos de transformação, organizando-se para se tornarem mais eficientes na organização. Entregar o que foi vendido efetiva e economicamente ainda é um grande desafio para os provedores. Muitas vezes os pontos relacionados com a rentabilidade e qualidade da operação são negligenciados no processo de contratação. O período de transição constitui-se, assim, em uma oportunidade para a montagem de uma operação competente. O plano de transição faz parte da estrutura contratual entre o provedor e o cliente, afetando diretamente a satisfação e a fidelização da base, bem como contribui para construir e divulgar a boa reputação da empresa a potenciais compradores. Diante desse cenário, estamos constantemente num ciclo de melhoria contínua, otimizando o processo de transição, já que as técnicas tradicionais não são mais suficientes para capacitar os provedores em uma transição de serviços com o objetivo de obter resultados benéficos tanto para os clientes como para os fornecedores. Para executarmos um projeto de transição de serviços com sucesso, o gerenciamento é imprescindível, pois assim é possível aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas, técnicas e, claro, “planejamento” para projetar atividades que objetivam atingir os requerimentos do escopo. Projetos de transição bem “planejados” garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. Os projetos de transição de serviços, quando implementados com sucesso, são soluções que maximizam as oportunidades, minimizam os impactos das falhas ou endereçam as oportunidades e ameaças ao mesmo tempo. Seus principais objetivos são: • Fornecer planos claros e mais compreensíveis, permitindo ao cliente e aos envolvidos a visibilidade e acompanhamento das atividades planejadas no projeto; • Planejar e gerenciar os recursos para estabelecer com sucesso, um determinado serviço em produção dentro do custo, qualidade e prazo; • Planejar e coordenar recursos para garantir que os requisitos considerados no desenho do serviço sejam realmente atendidos durante a operação do serviço; • Identificar, gerenciar e controlar os riscos de falhas e interrupções de serviços durante as atividades de transição; • Garantir que todas as partes adotam a estrutura padrão de processos para melhorar a eficácia e a eficiência das atividades operacionais; • Garantir que clientes e usuários possam usar o serviço; • E por último, mas tão importante quanto, garantir a satisfação do cliente. Enfim, fazer uma gestão efetiva de seus projetos de transição de serviços de TI, mais que um importante diferencial competitivo, significa tornar sua empresa ágil, dinâmica e pronta para entregar valor para seus clientes. Claudia Bittencourt é diretora de projetos de Data Center e Cloud Computing da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.