Google é eleita a empresa que mais gerou valor aos seus stakeholders pelo terceiro ano consecutivo

Ranking Mais Valor Produzido da DOM Strategy Partners avaliou como a gigante americana interagiu com os seus clientes, acionistas, funcionários e sociedade. SBT é a novidade do levantamento anual.

Com a nota 8,51, o Google foi considerado pelos seus stakeholders como a empresa que melhor soube entregar valor tangível e intangível. A constatação é da pesquisa MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Mídia e Internet, criada pela consultoria nacional DOM Strategy Partners, que mensurou de 0 a 10 a capacidade das principais companhias do segmento midiático e de entretenimento em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. Além da multinacional americana estão presentes na lista o Facebook, a TV Globo, o SBT e o Grupo RBS.

Para entender como estas empresas se comunicaram, construíram e mantiveram a capacidade de gerar e proteger valor aos seus diferentes públicos durante todo o ano, a pesquisa avaliou ativos como: Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Além do Google, que liderou com 8,51, quatro décimos a mais do que no ano passado, o quadro final ficou da seguinte forma: Facebook subiu duas posições em relação a 2014, garantindo o segundo lugar com 8,39. A TV Globo, segunda colocada na última edição com a média 7,82, ocupa o terceiro degrau do ranking, obtendo este ano a média de 8,12. O SBT estreia no MVP Midia e Internet com 8,07. Já o Grupo RBS desce duas casas e fica na quinta e última posição com 8,02. No ano passado, o conglomerado de comunicação gaúcho figurou no top five com 7,44.

Para Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o ranking deste ano teve médias maiores por conta da movimentação que as empresas do setor, sobretudo as televisões, fizeram para não perder nenhum tipo de de stakeholder. “Constatou-se que todas as empresas entrevistadas, principalmente as Tvs, fizeram com que as suas gestões não estivessem focadas somente em resultados voltados para a audiência. Todas tiveram a preocupação de atender da melhor forma possível cada peça que compõe o quebra cabeça do stakeholder”, finalizada Domeneghetti.

Veja abaixo a tabela comparativa do MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Mídia e Internet 2015 com os resultados do ranking de 2014:


Mídia & Internet - 2015
Nota
Google
8,51
Facebook
8,39
TV Globo
8,12
SBT
8,07
RBS
8,02
Mídia & Internet - 2014
Nota
Google
8,11
TV Globo
7,82
RBS
7,44
Facebook
7,31
Sky
7,30