Grupo GFT tem novo diretor geral da operação Costa Rica

Companhia de Tecnologia da Informação especializada em Mobilidade, Digital e Big Data aproveita “boom” regulatório dos EUA e nomeia líder de offshore para garantir a entrega de projetos a partir da América Latina

São Paulo, janeiro de 2016 – Para suportar os projetos offshore de Mobilidade, Digital e Big Data, o Grupo GFT nomeou Rubem Swensson ao posto de diretor geral da operação Costa Rica. O executivo comandará suas atividades a partir do Brasil.
A estratégia desta nova posição é garantir a entrega de projetos a partir dos países da América Latina para clientes situados nos Estados Unidos, aproveitando as melhores capacidades técnicas e geográficas de cada plataforma. “Temos plantas no México, Costa Rica e Brasil, o que potencializa a possibilidade de crescimento rápido e mitiga quaisquer riscos de dependência de localidade”, pontua Swensson.  
A demanda pela criação da diretoria surgiu devido ao forte reaquecimento do mercado norte-americano associada à necessidade de implementação de projetos regulatórios exigidos pelos órgãos americanos “As instituições financeiras buscam parceiros que possam rapidamente formatar equipes com experiência e conhecimento para atuar no desenvolvimento e solução de seus projetos. A América Latina gerenciará toda essa demanda por meio de sua expertise”, explica o managing director Latam do Grupo GFT, Marco Santos.
Na empresa desde 2007, Swensson acompanhou todo o processo de crescimento da área de offshore da companhia. “Participei de um dos primeiros projetos vendidos pela GFT USA, que foi gerenciado pela GFT Brasil. Desde então, tenho liderado as equipes de projetos, crescendo o time de três pessoas para atualmente quase 200 profissionais dedicados exclusivamente à entrega de projetos para América do Norte”, acrescente ele.
A grande vantagem do Brasil e Costa Rica para Nova Iorque, onde está localizada a GFT USA, está relacionada ao fuso horário, que é muito próximo e proporciona uma jornada de trabalho com cobertura em praticamente todo o horário comercial.
No quesito especialização, tratando-se de projetos offshore, as equipes comandadas por Swensson são fluentes em inglês, o que possibilita integrar os serviços oferecidos pelas unidades GFT da América Latina para os clientes localizados nos Estados Unidos.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de TI, Swensson é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e possui MBA em Administração de Empresas pela FGV/EAESP.