Ranking Mais Valor Produzido da DOM Strategy Partners avaliou a interação da companhia com os seus clientes, acionistas, funcionários e sociedade durante 2015. Copesucar, Makro, Libra e Profarma também foram lembradas no levantamento
O Grupo Martins, companhia do segmento atacado-distribuidor, é a empresa que melhor soube entregar valor tangível e intangível aos seus stakeholders segundo a pesquisa MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Atacado e Logística, elaborada pela consultoria nacional DOM Strategy Partners. O objetivo do estudo é entender como as organizações se comunicaram, construíram e mantiveram a capacidade de gerar e proteger valor aos seus diferentes públicos durante todo o ano.
O levantamento avaliou a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade por meio de ativos como: Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
A resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Dessa forma, o resultado final teve o Grupo Martins liderando o ranking mais uma vez com a nota 7,92. Seis décimos acima da média do ano passado. Coopersucar em segundo lugar, novamente, com 7,82. Em 2014, a maior comercializadora de açúcar do Brasil ficou com a nota 7,41. Já o Makro sobe um degrau em relação a pesquisa anterior, que teve a pontuação 7,39, e fica em terceiro lugar com 7,79. Apesar de conquistar neste ano uma nota superior a média do ano passado, na qual foi 7,39, atacadista de cereais, Libra, aterrissa no quarto lugar do pódio com 7,77. Fechando o top five, a Profarma aparece pela primeira vez no MVP com 7,69.
O autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, diz que “o crescimento nas notas neste ano é fruto do esforços das empresas atacadistas distribuidoras de levarem ao mercados em que atuam uma oferta abrange para satisfazer todos os públicos, de quem distribui até quem recebe”, explica o executivo.
Veja abaixo a tabela comparativa do MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Atacado e Logística 2015 com o ranking de 2014:
Atacado e Logística 2015
Nota
Martins
7,92
Copersucar
7,82
Makro
7,79
Libra
7,77
Profarma
7,69
Atacado e Logística 2014
Nota
Martins
7,43
Copesucar
7,41
Libra
7,39
Makro
7,37
Atacadão
7,33