Ranking
da Dom Strategy Partners analisou resultados, reputação, competitividade e
risco
São Paulo, agosto de 2016
– A Embraer é eleita pela segunda vez consecutiva a companhias do setor
industrial que mais produz valores tangíveis e intangíveis aos seus
stakeholders, conforme aponta a edição 2016 do ranking Mais Valor Produzido
(MVP) Brasil, desenvolvido pela consultoria nacional DOM Strategy Partners.
Com o objetivo de avaliar
a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas
também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade,
o levantamento mensurou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
O CEO da DOM Strategy
Partners, Daniel Domeneghetti, explica que neste ano o desafio do estudo foi
entender como o mercado industrial se comunicou com os seus principais públicos
diante da crise econômica, uma vez que o setor teve um recuo 9,1% no primeiro
semestre de 2016, de acordo com dados do IBGE. “Se compararmos os resultados
de 2015, a Embraer teve um queda na média deste ano por conta da economia
estagnada que impactou diretamente na fluidez da comunicação com os seus
stakeholders, mantendo-se na liderança”, explica o executivo.
A Embraer neste ano teve a
pontuação de 8,06, nove décimos a menos do que em 2015. A Duratex, segundo
lugar também no ano passado, saltou de 7,92 para 8,02. A Philips entra no lugar
da Gerdau e estreia no ranking em terceiro lugar com 8,01. Outra estreante, a
Votorantim, ocupa o quarto lugar com 7,92. A vaga era da Fibria na última
edição, que neste ano ficou na quinta posição, fechando o MVP com a nota 7,90.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
O levantamento e o
resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias
feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos
setores. Já a resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor
para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro
dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados,
Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
TOP 5 -
Mais Valor Produzido / Indústria - 2016
Mais
Valor Produzido Indústria - 2016
|
Nota
|
Mais
Valor Produzido Indústria - 2015
|
Nota
|
Embraer
|
8,06
|
Embraer
|
8,14
|
Duratex
|
8,02
|
Duratex
|
7,92
|
Philips
|
8,01
|
Gerdau
|
7,91
|
Votorantim Cimentos
|
7,92
|
Fibria
|
7,86
|
Fibria
|
7,90
|
Plascar
|
7,83
|