Estudo da companhia de Tecnologia da
Informação especializada no mercado financeiro analisa as principais tendências
dos meios de pagamentos móveis nos mercados na Europa, Ásia e Américas e mostra
que em 2020, na Alemanha, todos os pontos de venda devem dispor de meios de
pagamentos “contactless”
A
GFT, companhia de Tecnologia da
Informação especializada em Digital para o setor financeiro, anuncia o
lançamento de sua análise de mercado que mostra o desenvolvimento de pagamentos
móveis em uma base global e estabelece recomendações importantes para o setor
financeiro.
As
soluções de pagamento móvel continuam ganhando importância em nível global, com
pioneiros no setor vindos de regiões da Ásia-Pacífico e África, onde poucos
indivíduos possuem uma conta bancária tradicional. Dentro da Europa, o Reino
Unido, a Espanha e a Itália estão na vanguarda da inovação de pagamento móvel,
enquanto na Alemanha ainda existe a necessidade de otimização da experiência de
varejo e de uma mudança de mentalidade por parte dos consumidores que ainda
estão começando a usar os pagamentos móveis. No Brasil, o estudo mostra uma
acelerada evolução, com entrada de novos players, especialmente Fintechs,
convivendo com os tradicionais provedores do mercado que também buscam inovação
em serviços de pagamento.
O
estudo intitulado '“Pagamentos Móveis 2016: análise do mercado atual, impactos
e recomendações para o setor bancário" fornece uma visão abrangente dos
oito principais mercados internacionais: Alemanha, Suíça, Espanha, Itália,
Reino Unido, EUA, Brasil e China. A análise compara a evolução destes mercados
chave, e os progressos alcançados desde o último estudo realizado pela
GFT em 2012, analisando como o mercado tem se desenvolvido desde então e onde é
necessária uma ação decisiva no setor bancário.
Em
muitos países, novos competidores estão abrindo o seu caminho dentro do
mercado. Dentre os entrantes, de um lado temos, por exemplo, os fabricantes de
smartphones, que trazem consigo um amplo conhecimento do sistema operacional
móvel aliado às ideias de negócios disruptivas, e de outro, as poderosas
empresas de internet, particularmente interessadas na monetização dos seus
relacionamentos com os clientes por meio de uma carteira móvel. "O futuro
das operações de pagamento é determinado pela evolução das cadeias de criação
de valor que estão crescendo e cada vez ficando maiores e mais complexas.
Outros concorrentes na área ainda dominada por bancos e operadoras de pagamento
são as FinTechs", pontua o diretor executivo da GFT Alemanha, Bernd-Josef
Kohl.
"Em
toda a Europa, muitos países já dispõem de alguns métodos de pagamento
contacless (“sem contato”). Em 2020, na Alemanha, todos os terminais de pontos
de vendas (PoS) devem suportar esse tipo de pagamento. Para o setor bancário,
isto implica uma ampla gama de novas oportunidades de negócios. "Graças à
sua infraestrutura e muitos anos de experiência com os serviços de pagamento,
as intituições de crédito possuem condições para assumir uma posição chave no
futuro do ecossistema móvel", aponta Kohl.
As
principais instituições financeiras podem também se aproveitar da confiança
estabelecida entre os seus clientes, especialmente em relação à proteção de
privacidade. De acordo com um estudo recente*, três em cada quatro consumidores
têm mais confiança em utilizar um aplicativo de seu próprio banco na hora de
realizar uma operação de pagamento móvel, do que uma solução de um provedor de
TI ou da Internet, cuja proporção é de um para 10.
Além
disso, o mercado da zona euro será exposto a uma nova dinâmica através da
introdução de novos serviços de pagamento instantâneo. Até 2018, os pagamentos
em tempo real devem ser possíveis na Zona Euro, inicialmente entre as empresas
e os indivíduos. Os requisitos legais com os quais a União Europeia pretende
reforçar a competitividade e a segurança no mercado de pagamento móvel devem
somar uma pressão adicional sobre as instituições de crédito. Com a
implementação da PSD2, diretiva europeia dos serviços de pagamento, tais empresas
serão obrigadas a garantir que provedores externos tenham acesso aos dados de
contas que eles hospedam para os clientes, uma grande mudança em relação a
atual "proteção" da relação com o cliente.
Com
a sua profunda compreensão das tendências emergentes no mercado e o seu
conhecimento das empresas que operam no setor financeiro, a GFT concebeu
valiosas recomendações relativas a modelos de negócio e oportunidades de
mercado e os potenciais modelos de cooperação. "O foco deve claramente ser
sobre a experiência do usuário final. O contato adequado com o cliente
representa um elemento essencial no estabelecimento de bons serviços de
pagamento móveis. É a experiência do usuário que explicita a diferença entre o
sucesso e o fracasso do mercado e isso fundamentalmente resulta em ganhar a
fidelidade do cliente ou perdê-lo", explica o managing director Latam da
GFT, Marco Santos.
A
análise da GFT oferece valiosas avaliações sobre a evolução prevista dos
sistemas móveis de pagamento ao longo dos próximos anos. Para apresentar o
estudo, a GFT realizará um webinar no dia 30.11 às 11h. O evento é gratuito e
as vagas são limitadas. As inscrições poderão ser realizadas pelo site http://bit.ly/2fvGET0
ou através do telefone (11) 2176-3253 (com Andressa Oliveira).
Webinar “Pagamentos Móveis 2016: análise do
mercado atual, impactos e recomendações para o setor bancário"
Data:
30 de novembro de 2016
Horário: Das 11h às 12h (horário de Brasília - Brasil)
Local: Em um computador com áudio e acesso à internet (os detalhes de conexão serão enviados aos participantes inscritos um dia antes do evento).
Horário: Das 11h às 12h (horário de Brasília - Brasil)
Local: Em um computador com áudio e acesso à internet (os detalhes de conexão serão enviados aos participantes inscritos um dia antes do evento).
* Source:
ING-Diba