Companhia de Tecnologia da Informação
especializada em Digital para o setor financeiro expande infraestruturas para
atender demanda por tecnologias emergentes com foco na interação com o cliente
A
GFT, companhia de Tecnologia da Informação especializada em Digital para o setor
financeiro, acaba de promover duas mudanças em suas estruturas globais para
atuar como uma ponte de inovação entre fintechs e instituições financeiras.
A
primeira trata-se da inauguração do recentemente ampliado e totalmente renovado
Digital Innovation Lab, localizado em Sant Cugat del Vallès, na Espanha, que
foi reformulado para incentivar a inovação por meio da co-criação,
oferecendo um espaço aberto a organizações bancárias e startups, principalmente
as fintechs. Juntos, eles poderão projetar de forma colaborativa o futuro
digital dos serviços financeiros.
No
Brasil, o conceito já é desenvolvido no LAB localizado no escritório de
Alphaville, em São Paulo, que também se beneficiará da nova investida, uma vez
que as equipes brasileira e espanhola promoverão ainda mais o intercâmbio das
melhores práticas.
Os
modelos desenvolvidos nos GFT Innovation Labs são baseados em conceitos
inovadores ou disruptivos, como aplicações revolucionárias de pagamento móvel
ou soluções personalizadas de gerenciamento de contas com base nos perfis
individuais e necessidades dos clientes.
Além
disso, o Digital Innovation Lab dispõe de instalações que simulam situações
reais da vida cotidiana, nas quais a tecnologia já está mudando a forma de
interação entre as pessoas, como por exemplo, uma loja com opções de compras
on-line para combinar a experiência digital omnichannel com cenários de compras
físicas ou um espaço que simula uma casa, onde é possível criar uma série de
cenários de interação entre bancos e clientes que usam dispositivos móveis,
como smartphones ou através de canais mais convencionais.
“Com
a evolução do LAB de Barcelona, todo o Grupo tem a ganhar. A capacidade de
demonstrar soluções disruptivas com foco no cliente para diversos segmentos
está muito aumentada agora: mais fintechs poderão expor suas soluções e, desse
modo, complementarão as jornadas desenhadas e mais tecnologias inovadoras
poderão ser testadas. Como esse trabalho é compartilhado entre os Lab’s, todos
terão acesso aos ganhos proporcionados”, pontua o managing director Latam da
GFT, Marco Santos.
O
segundo investimento trata-se da expansão do campus de inovação CODE_n, que
funciona como um hotspot para a comunidade pioneira digital em Stuttgart, na
Alemanha, mesmo local onde a companhia mantém sua sede.
Quatorze
novos espaços, que poderão ser utilizados como salas ou escritórios por
startups selecionadas, serão instalados. O CODE_n SPACES fornece um espaço para
startups digitais, equipes de inovação de empresas internacionais e gestores
com experiência prévia em empreendedorismo.
O
conceito bem-sucedido irá incluir um lounge relaxante e uma área comum
totalmente equipada e modernas salas. "Ainda há uma forte demanda por
ambientes e locais de trabalho adaptáveis e dinâmicos - não apenas para
startups, mas também para equipes de inovação de empresas já estabelecidas",
afirma Ulrich Dietz, CEO da GFT e iniciador da CODE_n.
À
medida que os processos de negócios rumam cada vez mais em direção à tecnologia
digital, as empresas veem que não têm escolha a não ser repensar a forma como
trabalham seus modelos de negócio. “Isso fica mais fácil de alcançar em um
ambiente inspirador, que preze pelo espírito empreendedor - fora de sede da
empresa com suas estruturas rígidas. Pensando a longo prazo, os empresários
também precisam da infraestrutura certa para tornar o crescimento dinâmico
possível", afirma sênior manager & head of digital transformation da
GFT no Brasil, Ricardo Zanini.
As
instalações do CODE_n fornecem um local de partida de atividades criativas e
desafiadoras, e que catalisem a inspiração que leva a algo novo. As startups
também encontram amplas oportunidades de networking e acesso a um valioso
know-how. Startups de qualquer setor da indústria podem se candidatar on-line a
qualquer momento. O principal requisito é ser um modelo de negócio convincente
e bem encaminhado, e de preferência baseado nas tecnologias mais recentes.