Após a criação de
centro de excelência, integradora aposta em área voltada para apoiar o mercado
de utilidades públicas que precisa aprimorar
a gestão de negócios e às demandas regulatórias
A SONDA,
maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, anuncia
a criação de uma área de consultoria de negócios para empresas de Utilities. O
objetivo da iniciativa é apoiar todos os setores do mercado de utilidades que
precisam aprimorar a
gestão de negócios, bem como as atividades ligadas às demandas regulatórias e
ao atendimento ao consumidor.
Neste
momento, o foco da integradora se concentra nas companhias de energia elétrica,
que já se encontram em um avançado estágio de regulação e no setor de
saneamento que, com a atuação mais efetiva das agências reguladoras e a pressão
governamental pela universalização do acesso ao saneamento, precisam se adequar
a este novo modelo. Nesse sentido, existem linhas de crédito do governo federal
para a expansão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário e
para projetos estruturantes e, uma das ofertas da SONDA visa justamente a
elaboração de Planos de Negócio que possibilitem o acesso a essas verbas.
“Hoje, as
empresas geradoras, transmissoras e, principalmente as distribuidoras de
energia e empresas de saneamento precisam de apoio para todo o arcabouço regulatório olhando aos
anseios de um cliente que cada vez mais exige serviços com qualidade, preços
justos e com informações claras e rápidas”, explica José Bento Bueno, diretor
que assume a nova área.
O executivo trabalhou mais
de 30 anos no setor elétrico em empresas como Light, Eletropaulo, EDP
Bandeirante, Elucid e há cinco anos está na SONDA. Nestas empresas, Bueno
esteve envolvido no gerenciamento de grandes projetos de implementação de
tecnologia e também na condução de projetos de consultoria estratégica a fim de
aprimorar os processos de negócios.
A consultoria de negócios
da SONDA possibilita às empresas a utilização das melhores práticas na gestão
por meio de serviços que inclui desde o diagnóstico de processos e aplicações,
passando pelo desenvolvimento de plano diretor e de Business Case para projetos
de TI, até a otimização do ciclo comercial com a implementação de sistemas que
potencializam a prestação de serviços à comunidade.
“A unidade nasceu de forma
orgânica, a partir de um potencial desenvolvido pela SONDA há 25 anos no setor
de energia, especialmente. Agora, a meta é ampliar a expertise que a companhia
tem no segmento de energia para os setores de
água e de gás diante dos sinais de retomada nos investimentos do País e,
principalmente, do mercado de Utilities”, contextualiza Bueno.
Ao todo o núcleo tem a
colaboração de 180 profissionais multiespecialistas. Entre as perspectivas
futuras da nova frente está o apoio dado às distribuidoras na evolução
rumo às tendências digitais, levando conceitos como Internet das Coisas (IoT),
Business Intelligence (BI), Big Data e também as soluções já tradicionais da
companhia.
Além disso, haverá o
suporte às empresas que queiram expandir a consultoria da SONDA para suas
operações na America Latina, estratégia que foi iniciada há dois anos com a
criação do Centro de Excelência em Utilities e que agora é potencializada com o
lançamento dos serviços de consultoria. “Isso amplia a nossa capacidade de
atender as demandas deste mercado em outras regiões, fora do Brasil, com a
mesma agilidade e expertise técnica”, finaliza Rivaldo Ferreira,
vice-presidente da unidade de negócios em Utilities da SONDA.