Consultoria ouviu
mais de 500 empresas varejistas com o objetivo de descobrir em quais canais
elas pretendem focar suas atuações omnichannel neste ano
A DOM Strategy Partners, consultoria
100% nacional focada em estratégia corporativa, realizou uma pesquisa com 529
empresas varejistas para descobrir em quais canais digitais elas pretendem
focar suas atuações multicommerce neste ano.
Os supermercados e hipermercados são
os segmentos mais propensos a investirem em plataformas digitais como forma de
maximizar a experiência multicanal com o cliente. De acordo com o
levantamento, 84% das companhias com este tipo de comércio deste modelo de
comércio revelam que pretendem intensificar suas estratégias omnichannel
focando em lojas virtuais. Outros estabelecimentos foram avaliados e os índices
seguem com moda/têxtil (62%), franquias (61%) e flagships, conhecidas também
como lojas conceito (58%).
Enquanto as lojas físicas olham para o
ambiente online, o e-commerce, que já possuí presença consolidada na web, tem a
intenção de fortalecer o atendimento ao cliente nas redes sociais, nos
aplicativos e no modelo door to door (entrega porta a porta). A pesquisa aponta
que 33% das lojas que vendem artigos esportivos na internet pretendem
direcionar seus esforços nas redes sociais e nos aplicativos. Em drogarias, 49%
dos entrevistas falaram da meta de ampliar o ponto de contato com o consumidor
em sites de relacionamento como Facebook, Instagram e Snapchat.
Já o sistema door to door aparece na
lista como foco de 47% das lojas de cosmético e beleza, de 39% das livrarias e
dos personal exchange (C2C). Em contrapartida, 42% dos estabelecimentos no
formato Pick & Buy, que engloba lojas com conceito AM/PM, quer focar a sua
atuação multicanal nas lojas físicas, fazendo o caminho inverso da maioria das
varejistas de ir do ambiente online para o offline.
“A
pesquisa constatou que as varejista são cientes de que o consumidor não
distingue mais online do offline. O desafio atual do varejo é o canalizar por
quais meios mútuos serão realizados o relacionamento com o cliente. Esteja ele
conectado às redes sociais, compartilhando, validando suas opiniões com amigos,
pesquisando, indicando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. O varejo
compreendeu que o caminho para estar mais próximo do consumidor final é a
multicanalidade”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Veja
abaixo a lista com o percentual e a meta de cada mercado entrevistado.