Objetivo da integradora é alinhar-se
ao negócio ofertando toda a arquitetura, as ferramentas, a infraestrutura e as
soluções necessárias para a abertura e sustentação tecnológica para o pleno
funcionamento de uma loja
Para
apoiar a sua estratégia de verticalização, que passou a ter o segmento de
varejo como um dos focos de atuação, a SONDA, maior companhia latino-americana
de soluções e serviços de tecnologia, desenvolveu a oferta Retail as a
Service, uma solução oferecida como serviço para o segmento e que propõe
acelerar o time to market e otimizar os processos de negócios por meio
da implementação, suporte e manutenção de infraestrutura tecnológica.
Para
liderar esta frente, a SONDA está nomeando uma nova diretoria comercial,
comandada por Lilian Aguiar, que atua há 12 anos na companhia. “O varejo, assim
como outros setores de mercado, está passando por uma transformação digital que
proporciona aos seus clientes uma melhor experiência de compra. E a proposta da
SONDA é justamente fornecer a sustentação para este caminho, disponibilizando
um pacote de soluções e serviços na modalidade IaaS (infrastructure as a
Service), que tem como proposta integrar os universos físico e digital”,
comenta Lilian.
O
Retail as a Service é composto por cinco módulos: a sinalização digital, que
permite a comunicação de ofertas para aumentar o ticket médio; a segurança, que
fornece rastreabilidade de ciclos completos de incidentes por meio de áudio e
vídeo analytics e centrais de monitoramento; o escritório, que abrange mobilidade,
portabilidade, redução dos custos de impressão e suporte de software
corporativo; a experiência de compra, que promove a gestão de pontos de venda
móveis, de filas e de caixas e, por fim, a conexão por meio de projetos de
arquitetura de rede.
“O
objetivo é desenhar toda a arquitetura necessária para a abertura de uma loja,
fornecendo ferramentas, infraestrutura e soluções para sustentar
tecnologicamente a operação para seu pleno funcionamento”, explica Lilian.
Segundo a executiva, a proposta também envolve o apoio às atividades de rotina
de um estabelecimento, como por exemplo, utilizar as centrais de monitoramento
para identificar quando a fila em um ponto de venda está muito longa. O sistema
alerta o gestor para que abra um caixa ou disponibilize vendedores com pontos
móveis de pagamento, melhorando assim a experiência de compra e satisfação do
cliente.
Ainda
por meio da central de controle, é possível analisar as áreas com maior tráfego
de clientes e implementar telas com descontos nos corredores, o que aumentará a
rentabilidade por metro quadrado de área de vendas.
“Os
benefícios para as empresas que contratarem o pacote de soluções residem não
somente na eficiência crescente, produtividade e rentabilidade por metro
quadrado, mas também no apoio à área de TI, que muitas vezes tem uma equipe
enxuta para administrar todas as demandas e pode transformar um problema de TI
em um problema de negócios. A proposta aqui é beneficiar toda a cadeia do
varejista, liberando tempo e recursos para cuidar do foco do negócio”, finaliza
Lilian.