Implementação do
maxMove Entrega traz à distribuidora do estado do Amapá vantagens como redução
de devoluções e qualidade no monitoramento pós-venda com o cliente
Com atuação em
diferentes localidades do estado do Amapá e Pará, com foco em grandes, pequenos
e médios mercados da região, o Armazém Santa Maria que distribui produtos como:
Elgin, Politriz e rações Baw Waw; precisava melhorar e aprimorar o controle e
monitoramento de sua frota e reduzir custos. As demandas foram atendidas com a
adoção da solução maxMove Entrega, da Máxima Sistemas, companhia especializada no
desenvolvimento de soluções móveis para força de vendas, trade marketing
e logística.
O
uso da tecnologia propiciou à distribuidora uma melhora significativa no
monitoramento das entregas feitas pela empresa, uma vez que um dos benefícios
trazidos pela solução da Máxima foi a
agilidade conquistada na comunicação entre a central e o motorista, evitando
demoras na entrega e mais agilidade na tomada de decisão. “Conseguimos orientar
o motorista e saber em tempo hábil quaisquer problemas ocorridos com a entrega
e ter uma pronta resposta para o cliente”, diz o executivo Christiano Oliveira.
Na prática, pelo smartphone, a tecnologia promove ao
Armazém Santa Maria uma visão 360º, com informações sobre o gerenciamento
das entregas em tempo real, além de fornecer as rotas de entrega e entregas não
realizadas, o que proporciona a empresa entrar em contato com o cliente para
além de monitorar a frota e as entregas, também trabalhar com um sistema de pós
venda próativo.
O gerente administrativo
do Armazém Santa Maria, Christiano Oliveira, explica que a escolha pelo maxMove
Entrega se deu pelo fato da solução ser uma ferramenta desenvolvida
especificamente para atender a logística do mercado atacadista distribuidor, ao
contrário do antigo sistema utilizado, que era generalista e não evoluía
conforme as necessidades da empresa.
Um exemplo era o desejo da
empresa ser ainda mais proativa no relacionamento com a sua base. Ao invés de
esperar o cliente realizar uma reclamação no pós-venda sobre uma entrega
atrasada, ou não feita, o problema agora é descoberto com antecedência graças
às informações dos relatórios de entregas e de perfomance do motorista.
Oliveira destaca que no
cenário anterior ao maxMove Entrega, os relatórios eram feitos por planilhas
com dados sendo digitados manualmente, o que causava um processo moroso.
“Antes, para ter as informações consolidadas da entrega, transcrevíamos uma a
uma das entregas realizadas em planilha da rota feita no dia anterior. Toda
essa dinâmica devia ser confirmada pelo motorista no dia posterior ao trabalho,
essa atividade demorava praticamente um dia. Tínhamos um cenário da entrega
passada. Se houvesse algum problema, era mais difícil de contornar. Hoje com a
automatização conquistada graças ao uso do maxMove Entrega, temos relatórios de
meia em meia hora. A logística se tornou uma área estratégica”, explica.
Wagner Patrus, presidente
da Máxima Sistemas, salienta a evolução que a ferramenta trouxe à operação do
Armazém Santa Maria. “Todas as decisões atuais da distribuidora passaram a ter
vínculo direto com o maxMove Entrega. A ferramenta é essencial no apoio à
antecipação de cenários e às tendências apresentadas a cada dia na empresa”,
conclui Patrus.