Rede de lojas
especializadas em aluguel de automóveis lidera pesquisa Mais Valor Produzido –
Varejo de Serviços, Turismo e Entretenimento, da DOM Strategy Partners.
Relacionamento com cliente foi item mais lembrado pelos entrevistados
A Localiza, rede brasileira
de lojas especializadas em aluguel de automóveis, foi eleita a varejista do
setor de serviço, turismo e entretenimento que melhor soube entregar e produzir
valores tangíveis e intangíveis à sua cadeia de stakeholders, composta por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e
sociedade. Mensurada numa escala de 0 a 10, a companhia teve nota 8,06
no ranking setorizado Mais Valor
Produzido (MVP) Brasil, criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100%
nacional focada em estratégia corporativa.
Na prática, a
liderança da Localiza significa que a empresa interagiu de maneira assertiva e
direcionada com cada agente estratégico da cadeia de stakeholders. Dos 62
ativos avaliados pela DOM, a locadora de veículos teve destaque nos quesitos
Inovação e Qualidade no Relacionamento com o Cliente devido aos recentes
esforços da empresa em identificar formatos para que o cliente perceba os
diferencias diante da profusão de serviços disruptivos na área de transporte
privado urbano.
“Em tempos de Uber e outros
aplicativos de táxi é preciso inovar com foco na experiência do cliente.
Detectamos durante a fase de levantamento da pesquisa que o movimento da
Localiza de unir forças com esses novos serviços é o diferencial que enche os
olhos de seus stakeholders, principalmente os acionistas, pois reverbera
credibilidade e reputação de uma imagem positiva aos seus variados públicos”,
explica Daniel Domeneghetti, coordenador do ranking MVP e CEO da DOM Strategy
Partners.
Outros ativos estratégicos
avaliados foram Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados,
Crescimento Evolutivo, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura
Corporativa, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre
outros.
A DOM selecionou as cinco
melhores empresas colocadas da categoria. Além da Localiza, aparecem no top
five, a Accor Hotelaria em segundo lugar com a nota 7,83; o estreiante Burger
King na terceira colocação com 7,79. A CVC, que liderou a edição passada e teve
a pontuação de 7,78 neste ano, ficou em quarto lugar no ranking. Em seguida vem
o McDonald’s na quinta posição com 7,71 pontos.
O MVP Varejo Serviço,
Entretenimento e Turismo é resultado analítico de uma série de interações,
pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas por
meio de instrumentos como anuários (Maiores e Melhores Exame e Valor 1000),
balanços e a metodologia EVM (Enterprise Value Management), corrente que
defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como
protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e
materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e
tangibilizado pelos stakeholders.
O quadro abaixo mostra a
comparação das cinco varejistas mais valiosas dos segmentos de serviço, turismo
e entretenimento em relação à posição das empresas na última edição deste MVP.
|
|