O Grupo Odebrecht lança o novo
canal Linha de Ética, dedicado a receber relatos e denúncias de comportamentos
não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações. O
recebimento das denúncias será terceirizado e independente, o que reforça o anonimato
e o sigilo das informações e garante também a não retaliação para aqueles que
utilizarem essa ferramenta de comunicação. O Linha de Ética pode ser acessado
por funcionários e também por clientes, terceiros e público em geral.
A denúncia pode ser feita por
mensagem de voz e de texto, e o novo Linha de Ética agrega o diferencial de os
relatos poderem também ser feitos por telefone diretamente a um atendente. Uma
equipe de analistas, treinados com técnicas de entrevistas, está disponível
para recepcionar as informações e interagir com os relatores. O novo Linha de
Ética vai permitir ainda que o denunciante acompanhe anonimamente o andamento
do assunto reportado por meio de um número de protocolo que receberá ao
registrar seu relato. Essa funcionalidade também possibilita que a Odebrecht
possa se comunicar de forma anônima com o denunciante, solicitando informações
adicionais ou algum esclarecimento ao relato encaminhado.
O Linha de Ética está sendo
aprimorado na holding e em todos os Negócios da Odebrecht. Em 2014 o grupo
implantou o canal e a recepção dos relatos era feita por tecnologia gerenciada
pela equipe de TI da Odebrecht. A mudança agora é que os relatos e denúncias
serão recepcionados por uma empresa terceirizada que conta com sistema próprio.
A ICTS é a empresa que fará a gestão da recepção das denúncias, escolhida em um
processo de concorrência.
A Odebrecht S.A e cada Negócio
têm sites e telefones (ligação gratuita, 0800) próprios para o registro das
denúncias, disponíveis no www.odebrecht.com/linhadeetica. O sistema está ativo 24 horas, nos 7 dias da
semana. O website do novo canal Linha de Ética e o atendimento pelo telefone de
ligação gratuita estão disponíveis em português, inglês e espanhol.
“O fortalecimento do Sistema de
Conformidade é um compromisso assumido pela Odebrecht e que está sendo
concretizado ao longo do tempo. A melhoria que concluímos no Linha de Ética é
uma materialização desse processo e um elemento para apoiar a detecção de
qualquer violação ao nosso compromisso, seja de um integrante ou de um agente
externo ”, afirma Olga Pontes, Responsável por Conformidade da Odebrecht S.A.
A recepção dos relatos
e uma primeira graduação do risco associado ao relato serão de
responsabilidade da equipe da ICTS, que também produzirá um relatório com
recomendações para condução da investigação do assunto reportado. Esse trabalho
é feito por profissionais com formação superior treinados em gestão de riscos,
segurança da informação, inteligência preventiva e análise de conteúdo oral e
escrito, segundo a metodologia SCAN (Scientifc Content Analysis). Todo o
ambiente de transmissão de dados do sistema da ICTS, que faz a gestão da
recepção dos relatos, segue padrões rígidos de segurança e comunicação
criptografada.
Todas as denúncias recebidas são
investigadas. As equipes de Conformidade da holding e dos Negócios possuem
profissionais especializados para conduzir o processo investigativo e, quando
necessário, orçamento para contratar empresas especializadas para este fim. “Um
canal de denúncias é também um instrumento estratégico de gestão. O recebimento
e a apuração de denúncias integram um processo que fortalece a cultura ética da
organização e potencializa as oportunidades de identificação de melhorias no
ambiente de controles”, comenta Olga Pontes.
Pesquisas mostram que o maior
contribuinte para um canal de denúncias é o próprio funcionário, que é o
principal interessado no fortalecimento da cultura ética em seu ambiente de
trabalho e na resolução dos problemas e irregularidades. Análise realizada pela
ICTS nos 140 mil relatos recebidos de Maio de 2009 a Maio de 2016, referentes a
141 clientes, mostra que 92% das denúncias partem de colaboradores, sendo que
desse total, 71,9% preferem o anonimato do registro.
“O
canal operado por uma organização externa à
empresa proporciona plena segurança aos colaboradores e demais públicos que
utilizam este instrumento, uma vez que o registro, a análise e o encaminhamento
das denúncias são conduzidos de forma isenta, fora dos limites da companhia. A
ação da Odebrecht em gerir adequadamente os casos individuais irá
gradativamente orientar a cultura ética da organização para que os interesses
coletivos, quando colocados em risco, sejam também percebidos e informados
pelos denunciantes”, comenta Marcelo
Forma, sócio-diretor da ICTS, empresa brasileira de consultoria, auditoria
interna e serviços em gestão de riscos e de negócios.
A Política sobre Conformidade da
Odebrecht, aprovada em 2016, estabelece as medidas disciplinares a serem
aplicadas nos casos de comportamento não ético e violações às legislações, de
acordo com o nível de gravidade do fato e o grau de
responsabilidade dos envolvidos. Podem ir desde advertência verbal até
demissão com justa causa.