Apoio à popularização
de pesquisas medicinais no Brasil e relações estreitadas com o varejo foram
alguns dos fatores que fizeram a empresas liderar o do ranking Mais Valor
Produzido (MVP), da consultoria Dom Strategy Partners
O
ranking Mais Valor Produzido (MVP) – Farmacêutico, produzido pela DOM Strategy
Partners, consultoria nacional 100%, traz a Pfizer como a empresa farmacêutica
que mais gera e protege valor aos seus stakeholders, seguido do Roche,
Novartis, Hypermarcas e Sanofi Aventis. Em sua quarta edição, o levantamento
avaliou quando e para quem as principais empresas deste setor entregaram valor
tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes,
acionistas e funcionários.
Um dos motivos da liderança da Pfizer é o apoio dado pela empresas para
universidades e centros de referência para a reforçar a participação do Brasil
em pesquisas clinicas no Brasil com foco na erradicação de doenças graves.
De acordo com o Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e a autor da pesquisa, nos
últimos as empresas com negócios farmacêuticos lançaram
novas moléculas em parceria com laboratórios estrangeiros e a indústria
estreitou relações com o varejo, fortalecendo o trade marketing. “Toda essa
movimentação serviu de base para mensurar o valor sob o ponto de vista de como
estas empresas se comunicaram, construíram e mantiveram a capacidade
para gerar e proteger valor aos seus diferentes públicos”, explica
Domeneghetti.
A Pfizer alcançou a nota
8,07. A Roche vem em segundo lugar tendo a pontuação de 8, 03; em seguida a
Novartis ocupa a terceira posição com 8.01. Já a Hypermarcas e a Sanofi-Aventis
fecham o top five do ranking com 7,99 e 7,71, respectivamente. Neste ano, a
novidade da lista é a presença da Hypermarcas que estreou ocupando o lugar que
era da Sanoffi Aventis. A Libbs, quinta colocada na ultima edição, não entrou
nas cinco mais deste ranking.
Para
se chegar ao ranking, mais de 60 ativos foram avaliados, tais como Eficácia da
Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das
Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, entre outros.
Farmacêutico 4ª ed.
|
Nota
|
Farmacêutico
3ª ed.
|
Nota
|
Pfizer
|
8,07
|
Roche
|
7,90
|
Roche
|
8,03
|
Novartis
|
7,88
|
Novartis
|
8,01
|
Pfizer
|
7,83
|
Hypermarcas
|
7,99
|
Sanofi-Aventis
|
7,78
|
Sanofi Aventis
|
7,71
|
Libb’s
|
7,70
|