CTG Brasil utiliza software de colaboração para apoiar modernização das usinas de Jupiá e Ilha Solteira

Ferramenta em nuvem do Construtivo sustenta modernização de projetos que são referência no mercado brasileiro de geração de energia

Para apoiar o projeto de modernização das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná, localizado na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a CTG (China Three Gorges) Brasil investiu no Colaborativo, software de colaboração em nuvem do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção.
O processo de modernização, que envolve a automação dos processos, a atualização tecnológica de equipamentos, bem como a substituição, reforma e manutenção dos sistemas das usinas, está sendo realizado por diversos fornecedores e, portanto, era necessária uma ferramenta que conectasse todos os envolvidos, provendo agilidade no ciclo de vida da documentação, o que inclui a aprovação e a busca de documentos de forma simples e rápida.
“O Colaborativo é um sistema conhecido no mercado e utilizado em diversos empreendimentos e, por ser uma solução em nuvem, possibilita o acesso de profissionais de diversas empresas ao mesmo tempo e de qualquer lugar. Os diferenciais da ferramenta são a flexibilidade na estruturação e a simplicidade para aprendizagem e uso, características que garantem o pleno andamento e sucesso de nossos projetos”, explica o gerente de engenharia da CTG Brasil, Edoardo Perrotti.
Para facilitar a conferência de projetos em campo, o aplicativo via celular também é utilizado pelos projetistas, que consultam as plantas via QRcode e rapidamente visualizam o status da documentação.  O Colaborativo também foi pensado estrategicamente para ser utilizado pela equipe de manutenção após o término das modernizações. “Ao final do projeto de cada unidade geradora, a equipe de manutenção terá a documentação organizada para um rápido e fácil acesso para consulta e atualização”, acrescenta Perrotti.
Além disso, o Construtivo está realizando a digitalização de cerca de dez mil documentos antigos dos equipamentos eletromecânicos, que estarão disponíveis para consulta no sistema, ajudando os profissionais de engenharia, operação e manutenção a encontrar rapidamente as informações necessárias do projeto original.
Com investimento da ordem de R$ 3 bilhões, inicialmente quatro das 34 unidades geradoras serão modernizadas – duas de Jupiá e duas de Ilha Solteira –, com previsão de conclusão em 15 meses. A intenção da CTG é modernizar todas as unidades geradoras nos próximos 10 anos.
Para o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, apoiar projetos de referência no mercado brasileiro de geração de energia mostra o quanto a solução é flexível para ser estruturada conforme a demanda das empresas. “Estamos apoiando um projeto de longo prazo e ainda trazendo todo o histórico de documentos antigos para dentro do sistema, formando um repositório de informações que atenderá todo o ciclo de vida das usinas e garantindo que mantenham seu papel de protagonista na matriz energética brasileira”, finaliza Granadeiro.