Levantamento da Protiviti no Brasil em
parceria com a CrossKnowledge mapeia o cenário da realização de treinamentos de
compliance nas empresas após a lei anticorrupção e a realidade dos eventos da
Lava Jato.
A consultoria global Protiviti realizou, em conjunto com a
CrossKnowledge, líder
global em soluções de educação digital, uma pesquisa
inédita para detalhar o uso dos treinamentos em Programas de Compliance, dado
que este é um dos mecanismos mais utilizados pelas empresas para difundir e
solidificar a cultura de compliance em tempos de Lava Jato e das
obrigatoriedades impostas pela Lei Anticorrupção.
De acordo com o levantamento, 62% afirmam que utilizam o
treinamento como instrumento de fortalecimento de imagem e reputação da
companhia no mercado, não limitando-se apenas à questão regulatória. “É
interessante observar que muitas organizações já enxergam o treinamento como um
elemento importante na promoção da cultura de compliance, e não apenas como um
requisito legal”, explica Jefferson
Kiyohara, líder da Prática de Riscos & Compliance da Protiviti,
O
estudo observa uma tendência das empresas buscarem treinamentos de compliance
com métodos que permitem o self study, como e-learning e autodesenvolvimento. A
modalidade de ensino à distância lidera o levantamento, sendo usada por 38% das
companhias respondentes, enquanto 33% usam o método tradicional de ensino
consistido em treinamentos presenciais ministrados por palestrantes internos.
Já 20% das organizações entrevistadas dizem que os seus funcionários evoluem os
seus conhecimentos de compliance por meio do autodesenvolvimento, estudando
sobre o tema com documentos que são disponibilizados pela empresa. Treinamentos
presenciais com especialista externo e com institutos especializados são os
métodos usados para 6% e 3%, respectivamente.
“Os
treinamentos e-learning têm grande representatividade na análise porque
têm a vantagem de atender uma ampla dispersão geográfica e cobrir assimetrias
de agenda. Para manter o interesse e atratividade junto aos colaboradores, é
fundamental a renovação das abordagens utilizadas, e também dos conteúdos. Há
espaço para benchmark e renovação do conteúdo buscando especialistas
externos”, conta Eduardo Hauaji, analista de marketing da CrossKnowledge.
O
ponto de atenção é relativo à abrangência destes treinamentos. O levantamento
identificou um número alarmante de empresas com baixo nível de alcance no
treinamento de seus colaboradores. 42% das empresas treinam menos do que 50% do
seu público na temática compliance. Além disto, há casos de grandes empresas
que relatam não ter ainda um programa de treinamentos compliance formalizado e
implantado.
Para
atender uma necessidade de mercado de ter soluções que permitam treinar a
totalidade dos colaboradores, de forma periódica e dinâmica, aportando um
conhecimento técnico especializado em compliance, a
Protiviti e a CrossKnowledge uniram suas expertises recentemente para
lançarem uma solução educacional corporativa que apoia as organizações no
fomento de uma cultura de prevenção e combate à corrupção.
A
solução, que é pioneira por se apoiar em uma abordagem blended e atuação
especializada, é voltada para médias e grandes empresas que queiram fortalecer o seu Programa de Compliance e entendem que
treinamentos periódicos são uma forma efetiva de promover a cultura de
compliance, mitigar os riscos de fraude e imprimir maior transparência à
operação.