* Por Antônio Carlos Caldas
Provavelmente você
ainda não ouviu falar da Tarifa Branca, um novo modelo de tarifação da sua
conta de energia, que estará disponível a partir de 01 de janeiro de 2018. Ou,
se ouviu falar, deve saber muito pouco sobre essa novidade.
Trata-se de uma nova
opção de tarifa para que as empresas e os consumidores residenciais possam
economizar com o consumo de energia elétrica. Atualmente, temos apenas um
modelo tarifário, conhecido como convencional. Nele, é aplicada nas contas de
energia elétrica uma proporção de R$ x por kWh ao consumo, independentemente do
horário de uso dos serviços.
Infelizmente, apesar
de termos todos os recursos de comunicação de massa disponíveis, a atenção da
maioria das pessoas normalmente é destinada a poucos temas de interesse geral.
O assunto é importante para você e, principalmente, para o seu bolso.
Na prática, tomar
banho às oito horas da noite ou a uma da manhã, hoje, não tem nenhuma diferença
para a sua conta de energia elétrica. Caso você opte em aderir à tarifa branca,
aí sim fará e muita diferença nas contas do final do mês porque o preço da
energia será dividido em três faixas: horário de ponta, intermediário e fora de
ponta. Vale lembrar que essa opção deve ser solicitada à concessionária e pode
ser revertida a qualquer momento, a pedido do consumidor.
Na verdade, a tarifa
branca tem como objetivo principal conciliar interesses das distribuidoras e
dos consumidores. No caso das distribuidoras, adia a urgência de
realização de grandes obras de infraestrutura. Já para os consumidores, é uma
boa opção de economia, principalmente no caso daqueles que tenham a
possibilidade de mudar seus hábitos de consumo, em especial, no que diz
respeito ao uso de energia elétrica em horários alternativos.
Essa mudança trata de
um primeiro, mas importante passo no longo caminho de oferecer aos consumidores
do setor elétrico brasileiro a opção de escolha da distribuidora que eles
desejam que seja o fornecedor de energia elétrica em seus lares. Este movimento
de portabilidade, que já está consolidado em diversos países, tem a ideia de
oferecer ao consumidor brasileiro a possibilidade de escolher, dentre as 150
empresas que comercializam energia, qual a melhor opção. Todo o processo seria
realizado pela internet, por meio de
contrato de um ou dois anos. A reflexão já pode começar agora.
*Antonio Carlos Caldas é gerente de
conteúdo e capacitação na área de utilities da SONDA, maior companhia
latino-americana de soluções e serviços de tecnologia.