User Experience (UX) é meta de inovação na maioria das empresas

Estudo da DOM Strategy Partners revela que mobilidade, canais alternativos e produtos diferenciados também estão entre as estratégias adotadas pelas companhias para incrementar a experiência de relacionamento com o consumidor final.

Setembro de 2017 –  A partir das mudanças provocadas pelo uso dos celulares e pelo empoderamento dos Millennials, as empresas passaram a incluir nas suas agendas prioridades estratégias eficazes para oferecer uma experiência relevante e que, de fato, importe para o cliente. Tal realidade é apontada no estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, realizada pela consultoria nacional DOM Strategy Partners com 414 companhias, que mostra quais serão os focos prioritários de organizações que atuam em setores da economia que estão em franco desenvolvimento quando o assunto é propiciar novas formas de interação com o consumidor final.
A análise denota que as companhias com negócios ancorados nos segmentos de bens de consumo, varejo de adereços (óticas e joias), vestuário e moda, fast food, seguros e operadoras de saúde são as mais atentas a priorizarem à adoção do User Experience (UX) para promover uma jornada mais atrativa ao cliente ainda neste ano porque já nasceram sob o DNA da inovação e, por isso, incrementam o relacionamento indo além de conceitos inovadores básicos, não limitando-se apenas no uso gratuito da tecnologia. 
“O debate em torno da inovação nestes segmentos vai além do papel da tecnologia nos negócios, mas sim como essa tecnologia está cada vez mais atrelada à experiência vivenciada pelo cliente”, completa Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e porta-voz do estudo.
Além de tecnologias que atraem a atenção do consumidor, o executivo conta que algumas marcas destes segmentos também já colocam em prática estratégias ligadas ao conceito de customização, que visa, por exemplo, fomentar o relacionamento através de programas de fidelidade, e a multicanalidade, que interage com o consumidor de ponta a ponta em vários canais de interação, da entrada na loja, seja física ou online, até o engajamento no pós-venda.
“É o cliente experimentando o seu produto e sua loja de formas diferentes, pois ele pode ver na loja física e comprar na virtual. Ou comprar pela internet e retirar no estabelecimento. A ideia é maximinizar essa experiência com a disponibilização de vários canais alternativos”, exemplifica Domeneghetti.
Não obstante, marcas como Coca-Cola, Schutz, Nespresso, Chilli Beans e Reserva tem presença garantida desde a primeira edição do ranking das 50 empresas mais inovadoras, listagem oriunda do estudo da DOM. “O fato é que essas e outras marcas não economizam esforços para inserirem no diálogo com o cliente mobilidade, tecnologia, canais alternativos e produtos diferenciados”, pontua Daniel Domeneghetti.
Pensando nisso, a DOM Strategy Partners compartilha algumas das estratégias de inovação de empresas que atuam nos segmentos citados acima como forma de inteirar o leitor sobre o que e para que tais companhias olham atualmente para manter afiado o diálogo com o cliente final.

è Bens de consumo não duráveis
- Multiformato / vareijização
- Branding Multicanal
- Recomendações e endosso entre clientes

è Bens de consumo duráveis
- Multiformato / vareijização
- Branding Multicanal
- Atendimento e suporte

è Varejo de óticas, joias e adereços
- Relacionamento baseado em experiência
- Serviços remotos focados em mobilidade
- Recomendações e endosso entre clientes

è Varejo vestuário e moda
- Disponibilidade (geomarketing)
- Experimentação (sampling) e merchandising
- Atendimento ao cliente

è Varejo de redes alimentícias e fast food
- Multiformato / segmentação
- Serviços remotos focados em mobilidade
- Promoções e marketing digital

è Seguros e operadoras de saúde
- Digitalização de produtos e conteúdos
- Suporte personalizado
- Consistência de serviço baseado na confiabilidade do cliente

Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.
Empresa
Segmento
Nota
Apple
Serviços Digitais
9,21
Nespresso
Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food
9,19
Netflix
Serviços Digitais
9,16
O Boticário
Varejo – Higiene e Cosméticos
9,14
Itaú Unibanco
Bancos e Serviços Financeiros
9,13
Starbucks
Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food
9,11
Google
Serviços Digitais
9,09
Chilli Beans
Varejo – Óticas, Joias e Adereços
9,09
Magazine Luiza
Varejo – Eletro
9,09
Mercado Livre
Varejo On-line
9,09
Uber
Serviços Digitais
9,08
XP Investimentos
Bancos e Serviços Financeiros
9,07
Hospital Israelita Albert Einsten
Saúde
9,07
Santander
Bancos e Serviços Financeiros
9,06
Bradesco
Bancos e Serviços Financeiros
9,06
Youse
Seguros
9,06
Porto Seguro
Seguros
9,05
99
Serviços Digitais
9,05
Reserva
Varejo – Vestuário e Moda
9,04
Caixa
Bancos e Serviços Financeiros
9,04
Ipiranga
Distribuição
9,04
Banco do Brasil
Bancos e Serviços Financeiros
9,04
Claro
Convergência
9,03
Multiplus
Fidelidade
9,03
Whirlpool
Bens de Consumo Duráveis
9,03
Riachuelo
Varejo – Vestuário e Moda
9,03
Open English
Varejo – Educação
9,02
Smart Fit
Varejo – Turismo & Serviços
9,02
The Beauty Box
Varejo – Higiene e Cosméticos
9,02
Ultrafarma
Varejo - Farmácias
9,01
Nubank
Bancos e Serviços Financeiros
9,01
Carmen Steffens
Varejo – Vestuário e Moda
9,01
Wine.com.br
Varejo – Varejo On-line
9,00
Coca-Cola
Bens de Consumo não duráveis
9,00
Dr. Consulta
                  Saúde
8,99
Natura
Varejo – Higiene e Cosméticos
8,98
Schutz
Varejo – Vestuário e Moda
8,98
RaiaDrogasil
       Varejo – Farmácias
8,96
Nestlé
Bens de Consumo Não Duráveis
8,92
P&G
Bens de Consumo Não Duráveis
8,90
Facebook
Serviços Digitais
8,84
Academia Bio Ritmo
Varejo – Turismo & Serviços
8,83
Trivago
Varejo – Turismo & Serviços
8,79
Estante Virtual
Varejo – Varejo On-line
8,79
Avianca
Aviação
8,78
Banco Original
Bancos e Serviços Financeiros
8,77
Beauty’in
Bens de Consumo Não Duráveis
8,71
Netshoes
Varejo – Varejo On-line
8,66
Vaniday
Varejo – Varejo On-line
8,62
CVC
Varejo – Turismo & Serviços
8,61