Segundo pesquisa da
DOM Strategy Partners, a presença da Youse e da Porto Seguro no top 20 do
ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil reforça o momento de
transformação do setor de seguros em busca de novas experiências para o
consumidor
Dentre os segmentos que
figuram na edição atual do estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento
com o cliente”, da consultoria nacional DOM Strategy Partners, os setores de
seguros e operadoras de saúde merecem destaque no último ano por desenvolver
práticas inovadoras no diálogo com o consumidor final. Considerado muitas vezes
tradicionalistas e analógicos por seus clientes, a presença da Youse e da Porto
Seguro no top 20 do ranking das 50 empresas mais inovadoras sinaliza novos
tempos nestes segmentos.
Por meio de entrevistas
com os principais líderes da indústria securitária, a análise constatou que os
setores de seguros e operadoras de saúde passarão por uma transformação tal
qual os bancos e os serviços financeiros passaram nos últimos anos. No caso das
instituições financeiras, a própria demanda do setor obrigou as empresas
tradicionais a buscarem e incluírem inovações em seus serviços, produtos e
tecnologias. “A materialização deste movimento disruptivo foi constatada no
estudo deste ano com a inclusão da Youse, uma iniciativa da Caixa Seguradora,
que construiu uma experiência 100% on-line com os seus consumidores”, explica
Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
O executivo ainda
acrescenta que o fator digital foi a principal mudança que impulsionou o modo
das companhias em servirem e se relacionarem com o cliente, criando novos propósitos
de modelo e perfil de atuação. “Se antes esses processos eram definidos a
partir de uma abordagem mais analógica, com normas, tempo e espaço próprios das
seguradoras, hoje o novo consumidor, conectado 24 horas, exigiu uma postura
mais multicanalizada, obrigando, por exemplo, a integração de redes sociais
colaborativas nos modelos de negócios das seguradoras”, diz Domeneghetti.
Ainda de acordo com o
estudo da DOM, a digitalização de produtos, o suporte cada vez mais
personalizado por meio de canais alternativos e a consistência nos serviços
prestados, baseados totalmente na confiabilidade, estão entre os principais
focos transformadores que o mercado segurador brasileiro investirá em larga
escala nos próximos anos para incrementar a experiência com o consumidor.