por Vanderlei Kichel*
Uma
das principais dores dos lojistas de calçados está relacionada ao acúmulo de
estoques em suas lojas devido às dificuldades no planejamento de compras e
às baixas vendas. A consequência deste cenário é um fluxo de caixa apertado,
que prejudica o resultado financeiro do negócio.
A
melhor forma de lidar com essa situação é focar nos processos-chaves da
operação, que são compras, gestão de estoque e vendas. Então, se o estoque de
sua loja está alto e o dinheiro está curto, talvez o que falaremos a seguir
pode te ajudar!
O
processo de compra de produtos é um dos maiores desafios para os lojistas. Para
iniciar, sugerimos que você tente responder as quatro perguntas a seguir: Quem
é o seu cliente? O que ele quer consumir? Quanto devo comprar por tipo de
produto e principalmente, quando devo receber as mercadorias?
Você
teve dificuldades para respondê-las? Saiba que o sucesso da gestão de compras
depende do planejamento e da expertise adquirida com o tempo de mercado, mas
uma forma de facilitar isso é utilizar soluções tecnológicas que forneçam o
apoio necessário para sua gestão de compras. Afinal, é muito trabalho e
informação para controlar na unha. Além disso, um processo de compras mal
planejado, pode consumir todo o seu dinheiro!
O
giro de estoques recomendado para lojas multimarcas é em torno de “4 X 1” e nas
monomarcas é “3 X 1”. Mas o que temos visto no mercado são estoques
extremamente inchados: lojas trabalhando com giros acima de “10 X 1”. Essa é
uma realidade que abala a estrutura da loja porque um estoque parado gera
custos como armazenamento e transferência entre lojas, enquanto as promoções
geram queda do markup.
Há
cinco ações que você pode fazer para acelerar o giro do estoque: repor os
produtos que giraram rápido; melhorar a exposição dos produtos novos que não
estão vendendo; transferir os produtos que vendem bem em uma loja e estão
acumulando no estoque da outra; remarcar quando o produto não vende bem em
nenhuma loja e liquidar o quanto antes para não sobrar para a estação do
próximo ano.
Para
trabalhar bem as cinco ações acima, a agilidade e o tempo certo são fundamentais
e exigem o acompanhamento quase que diário do seu giro de estoque. Em minha
experiência, vi lojistas que conseguiram melhorar o seu giro de estoque de “6 X
1” para “4 X 1” fazendo esse acompanhamento semanal. Realizando o planejamento
de compra e controlando o giro estoque, você conseguirá colocar o produto certo
na loja certa e no tempo certo, mas isso não é tudo.
É
preciso vender mais e melhor! Como? Analise e responda às questões: Como está a
motivação e qualificação do seu time de vendas? Como é a experiência de compra
do seu consumidor? Como é a comunicação com o seu consumidor? Os processos e
tecnologias são rápidos e eficientes? Você costuma ouvir o seu cliente para
pegar um feedback do que pode melhorar na loja? São muitos aspectos e, para
atender a todos, é importante envolver mais pessoas da sua equipe nesse desafio
e acreditar no potencial do seu negócio.
Bom,
agora vamos ao que interessa: onde está o dinheiro da sua loja?
Estatisticamente, a falta de fluxo de caixa é um dos principais motivos de
falência das empresas. Por isso, a gestão do fluxo de caixa é extremamente
importante para o acompanhamento da saúde financeira de sua loja, além de te
ajudar a tomar decisões como, por exemplo, comprar os produtos à vista e
conseguir um bom desconto com a indústria ou comprar a prazo para não faltar
dinheiro para pagar o aluguel.
O
objetivo do fluxo de caixa é fazer uma análise de previsão futura verificando
os valores disponíveis, mais os valores a receber, menos as contas a pagar no
período. E não se esqueça de considerar as vendas à vista com base no histórico
do ano anterior. Enfim, como fica o final da história? Chega de reclamar, é
hora de colocar a mão na massa! Se você ainda está com o estoque alto e o
dinheiro curto é provável que você precise melhorar um ou mais dos processos
citados, bem como contar com sistemas especialistas que forneçam ferramentas de
gestão que façam a diferença na administração do seu negócio.
*Vanderlei
Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Mais informações: https://www.setadigital.com.br/