Sapati: antecipando inovação ao varejo calçadista

Loja laboratório da SetaDigital comemora um ano e meio de operação e reafirma compromisso em testar e prover soluções inovadoras para o varejo calçadista 

Concebida para gerar uma nova experiência de compra ao consumidor final e, consequentemente, melhores resultados para o negócio dos lojistas, a Sapati, loja laboratório da SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista, reforça, ao completar um ano e meio de atuação, seu compromisso com o desenvolvimento da inovação para o varejo calçadista.
Instalada e operando como uma loja normal, a Sapati é um laboratório utilizado para testar as novas tecnologias criadas pela SetaDigital antes de serem disponibilizadas no mercado. Todo o lucro das vendas no estabelecimento é reinvestido no projeto.
“Com a Sapati, nós conseguimos traduzir o problema do cliente, pois muitas vezes ele não sabe o que quer, já que não entende de tecnologia. Ou seja, com a loja conseguimos avaliar as dores do setor, desenvolver ferramentas, testar e apresentar ao mercado uma solução madura, pronta para sanar os gargalos”, explica o CEO da SetaDigital e idealizador do projeto Sapati, Vanderlei Kichel, acrescentando que a companhia investe anualmente R$ 1 milhão em inovação.
Ao longo deste período de funcionamento, a companhia reconstruiu ferramentas baseadas na experiência obtida na Sapati. Entre as novidades está o acelerador de gestão de estoque e as soluções de realidade aumentada e virtual, omnichannel e business intelligence, além dos aplicativos de inventário, pré-vendas e tomada de decisão em tempo real baseados em seu ERP (Enterprise Resource Planning). “Levamos propostas de como resolver problemas de gestão e atendimento que antecipam necessidades que o cliente precisa, mas não percebe”, comenta Kichel.
As sugestões de desenvolvimentos também vêm dos lojistas que fazem parte do grupo de usuários do ERP da companhia. Nessas discussões, assim como nas demandas verificadas na própria Sapati, são analisados os processos de autoatendimento em relação ao User Experience. Uma delas, por exemplo, foi a construção de uma solução de realidade aumentada para a consultoria de moda. O cliente bipa o produto e aparecem na tela os possíveis estilos de looks para combinar com sapato escolhido, por exemplo.
Outro foco de atuação da SetaDigital é a “escola de varejo”. Com as práticas e rotinas presentes na Sapati, todas as experiências da loja são reportadas aos consultores para que sejam executadas melhorias no ERP, além de capacitá-los para levar aos clientes orientações sobre a jornada de evolução do sistema, propondo iniciativas para melhora nos resultados. 
Num destes desenvolvimentos, por exemplo, a companhia simplificou os passos para o fechamento das compras. O chamado “caixa novo” traz o processo de forma simplificada, no qual, em apenas uma tela, são inseridos os dados da venda, do cliente e o pagamento é finalizado. É um produto intuitivo que evita a necessidade de treinamento de operadores de caixa. 
A jornada da loja laboratório não parou por aí. O modelo de autoatendimento proposto a partir de suas tecnologias atraiu também o mercado internacional durante um evento do setor, o que levou a SetaDigital a anunciar investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para expandir o seu atendimento para países da América Latina, como Peru, Chile, México, Argentina e, posteriormente, para os Estados Unidos.
Nessas regiões, segundo Vanderlei, há apenas softwares genéricos, ou seja, que não atendem ao setor de ponta a ponta. Para os Estados Unidos, onde existe o maior consumo per capita de calçados do mundo. “É importante que o lojista entenda a necessidade da evolução do seu negócio e a Sapati foi criada para ajuda-lo neste processo. A SetaDigital vai além de desenvolver soluções tecnológicas Queremos conectar pessoas com a experiência de compra de seus sapatos, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo”, finaliza Vanderlei.