*Por Antonio Carlos Hencsey
A troca de presentes e
entretenimento pode fortalecer as relações comerciais, mas por outro lado o
envio de regalos e divertimentos, como jantares e idas a shows ou peças
teatrais, podem criar, ou aparentar, influências inadequadas no ambiente de
trabalho. Todo cuidado é pouco ao receber mimos do parceiro ou fornecedor, uma
prática muito comum que ocorre agora, principalmente, durante as festas de fim
de ano. Tudo porque o recebimento de gratificações tem grades chances de ser
visto como propinas, capazes de manchar a reputação e destoar as disposições do
código de normas e condutas éticas da companhia.
É importante ressaltar que
itens promocionais de baixo valor, tais como canetas, calendários, blocos de
anotações ou outros brindes menores, que normalmente possuem a logomarca da
empresa, não se encaixam na categoria de gratificação indevida. Aqui é falado
de presentes de alto valor, que superam as cifras de 150 reais e que podem
influenciar a objetividade do presenteado quando for tomar uma decisão comercial.
Alguns cuidados podem (e
devem) ser tomados para que as empresas sigam suas regras de ética e compliance
sem apresentar grosseria no momento do recebimento do presente em face ao
período de festividades.
1) Reforce
com todos os colaboradores as políticas de oferta e recebimento de
gratificações estabelecidas pela sua empresa. Delimite um preço para os
presentes a serem recebidos. Por exemplo, itens acima de R$ 100 já são
considerados fora do padrão de item promocional de baixo valor;
2) Proponha
conversas sobre o porquê da oferta de presentes. Faça reflexões com a equipe a
fim de identificar qual a motivação de quem presenteia. Interesse comercial ou
apenas um ato de agradecimento por mais um ano de parceria?
3) Deixe
claro que mesmo que o profissional acredite ser isento ou não influenciável
pelo recebimento de alguma gratificação, somos seres humanos. Não existe
neutralidade total nas relações interpessoais. Sempre algum viés ou vínculo é
estabelecido com esta ação;
4) Sabemos
que a alta direção, em alguns casos, recebe presentes como forma de reforçar
vínculos estratégicos para a organização, mas estes também devem seguir as
políticas estabelecidas. Lembre-se: o exemplo vem de cima. Ao receberem os
presentes é preciso, de forma explicita, que seja cumprido os procedimentos
padrão, deixando clara a importância que esta prática tem para a empresa;
5) Valorize
os profissionais que agirem da forma certa. As pessoas podem sentir que estão
perdendo algo ao negarem um presente ou entregarem o item para a área
responsável. Demonstre ao colaborador a importância de cumprir as normas éticas
da organização e fortaleça a conduta do funcionário para as outras pessoas da
empresa.
* Antonio Carlos Hencsey é líder de prática de Ética & Compliance da Protiviti, consultoria global especializada em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna.