por Vanderlei Kichel*
O ano de 2017 voou e já é dezembro de novo, ou seja, é quase
Natal. Para o varejo, a boa notícia é se trata de um mês potencial dobrar ou
triplicar as vendas e, com o setor a todo vapor, essa é a hora de aproveitar
para vender mais, levando em consideração com algumas dicas bem simples. Serei
bem curto e objetivo. E, depois de ler, corra e coloque tudo em prática para
garantir um natal surpreendente para a sua loja e seus clientes.
1. Atenda, entenda e surpreenda
seu cliente: uma experiência de compra única
é o que os seus clientes procuram e merecem. Use a criatividade e as
habilidades de cada colaborador para construir um time campeão, bem-humorado e
que queira fazer a diferença na vida das pessoas. Organize os processos de
atendimento e finalização das compras nos caixas. Seu cliente pode demorar uma
hora para escolher os presentes, mas na hora de pagar ele quer agilidade e isso
fará toda a diferença na experiência de compra.
2. Use técnicas para despertar o
desejo de compra: quanto mais atrativa for sua
área de vendas, mais desejo de usar aquele calçado novo seu consumidor terá.
Deixe a loja limpa, arrumada, bem iluminada, faça cartazes criativos com
pitadas de humor. Evidencie produtos, crie um ambiente e vitrines que mecham com
a emoção das pessoas. Afinal, estamos em clima de Natal.
3. Será que o seu consumidor
precisa só de um calçado novo? Pergunte para o
seu cliente se ele já comprou o presente de Natal para as pessoas do seu
círculo social. Além disso, ele mesmo pode precisar de outros itens que não
está levando, como uma bolsa nova, uma carteira, um par de meias e por aí vai.
4. Arrume a bagunça o mais rápido
possível: pesquisas mostram que os itens mais vendidos
dentro de uma loja, como a de calçados, são os que estão dispersos nos
provadores. Por isso, não perca tempo. Terminou a venda? Leve os calçados de
volta para as prateleiras e garanta que outros consumidores possam vê-los e
compra-los.
5. Use a emoção em suas campanhas
de Natal: campanhas que emocionam tem tudo a ver com o
Natal. É tempo de reunir a família, os amigos e muitas vezes reencontrar
pessoas que não vimos há muito tempo, bem como comprar os presentes para todas
essas pessoas. Por isso, defina quais canais de comunicação irá utilizar e não
esqueça de sempre atualizar sua equipe sobre as campanhas que estão sendo
desenvolvidas.
6. Se o cliente não pode ir até a
loja, que tal a loja ir até ele? Uma pesquisa
com alguns lojistas mostrou que a venda condicional pode aumentar o faturamento
das vendas em até 30%. Se seu cliente não pode ir à loja comprar um calçado
novo, é uma oportunidade para o seu negócio. Conheça bem o seu cliente e
considere investir nesta dica.
7. Capriche nos pacotes de
presente: sabia que você pode marcar o Natal dos seus
clientes com pequenos detalhes? Um pacote de presente feito com cuidado e
carinho faz toda a diferença. Capriche no embrulho e use laços delicados.
Cada estabelecimento tem um público alvo diferente, por isso, faça
a adaptação das sugestões para a sua loja. O importante é gerar resultado. E,
por último, mas não menos importante: converta seus consumidores! Se eles
gostarem para valer da sua loja, vão lembrar sempre de você. Afinal, cliente
surpreendido volta. Portanto, dê toda atenção de que ele precisa, lembre-se do
aniversário dele, descubra do que ele gosta, ou seja, surpreenda-o. Feliz Natal
e boas vendas!
*Vanderlei
Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Mais informações: https://www.setadigital.com.br/