SONDA adere à Procomex para ampliar atuação na área aduaneira

Integradora firma convênio com órgão de iniciativa civil em prol da modernização logística do Comércio Exterior no Brasil

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, aderiu à Aliança Procomex para promover, mediante a execução de ações conjuntas com mais de 80 entidades privadas e governamentais, a melhora da prática, estrutura e do desempenho do suporte logístico à área de Comércio Exterior no País
.A participação da SONDA na Aliança visa incentivar o debate sobre a modernização dos processos aduaneiros em termos tecnológicos a partir de sua expertise. “Estamos na vanguarda tecnológica do setor porque nossa solução de Comércio Exterior foi a primeira a ser homologada pela SAP no Brasil e 60% das empresas que tem operações de Comércio Exterior e utilizam o SAP como ERP são atendidas pela aplicação da SONDA”, explica o gerente de produto da SONDA, Anderson Cardoso.
O corpo de colaboradores da Procomex busca criar pautas que tenham como propósito dotar o Brasil de um sistema de fluxo aduaneiro moderno e competitivo, ou seja, estimulador das atividades empresariais. “A chegada as SONDA na iniciativa fortalece nossas propostas de mudanças com alto nível de colaboração com todos os órgãos e instituições intervenientes nos processos aduaneiros”, explica o coordenador de projetos e comunicação da Procomex, César García Vázquez.
O processo de exportação, de acordo com Cardoso, está em plena reformulação no País, sobretudo por parte dos órgãos públicos, como a Receita Federal e o MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que têm um acordo de colaboração com a Procomex. “Por meio da nossa experiência, vamos auxiliar essas discussões, propondo desenvolvimentos que contemplam o usuário e sua interação com as aplicações, eliminando a necessidade de treinamentos.  O uso das ferramentas deve ser feito de maneira intuitiva, assim como fazemos em aplicativos utilizados em nosso dia a dia”, finaliza Cardoso.