por Vanderlei Kichel*
Janeiro
de 2018 – O ano mal começou e já estamos a todo vapor. Neste momento, grande
parte das lojas planeja a liquidação do mês de janeiro e algumas até já
iniciaram as promoções. Uma dúvida comum entre muitos lojistas é como liquidar
e ainda ter lucro? Como orientação, seis ações importantes para o planejamento
de uma liquidação, que também irão auxiliar no sucesso das vendas.
Dois
objetivos vislumbram uma promoção de uma loja de calçados. O primeiro é
desencalhar todo o estoque com grades furadas ou produtos que não tiveram boa
procura. O outro é atrair consumidores potenciais para a loja e convertê-los em
clientes.
Lembre-se
que estoque parado é dinheiro parado, e isso não é nada bom. Então, vamos
abordar algumas ações que devem ser executadas na sua loja para que a sua liquidação
seja um sucesso.
Muitos
vendedores acreditam que as trocas de presentes do Natal são perda de tempo,
mas não são. O momento deve ser aproveitado para vender mais. Então, planeje
junto à equipe que a troca é uma oportunidade de aumentar o ticket médio das
vendas. Existe uma grande possibilidade de o cliente estar disposto a levar
mais produtos devido à promoção e, ou, simplesmente pelo fato de precisar repor
ou ter alguns produtos de uso diário, como os calçados. Vamos aos seis passos:
1.
Selecione os produtos para a promoção: para decidir o que liquidar,
verifique o estoque dos produtos que sobraram, os que estão com grades
incompletas e os que não tiveram uma boa saída. Para fazer o levantamento de
produtos, utilize um relatório de giro de estoque do seu sistema de gestão ou
um relatório de curva ABC, que irá apresentar os produtos de acordo com a
relevância nas vendas em determinado período de tempo. Produtos com alto giro
geralmente não precisam de descontos.
2.
Alimente o sistema com os valores da liquidação: evite
surpresas na hora de finalizar as vendas nos caixas, os valores dos produtos
precisam estar corretos. Existem ferramentas de promoções nos sistemas que
devem facilitar seu trabalho. Se o valor estiver certo, o atendimento será mais
ágil. Mas, se estiver errado, vai gerar confusão e aquela correria para
resolver.
3.
Cuide da exposição e identificação dos produtos: para
vender mais, utilize a exposição dos produtos ao seu favor. É recomendado expor
produtos com alto giro de estoque próximo aos caixas e também selecionar
produtos que chamam atenção para colocar na vitrine. E nas etiquetas e cartazes
coloque a informação do preço “De/Por.
4.
Defina as datas de início e fim da promoção: é
importante definir uma data de início e fim para a campanha de promoção, assim
os clientes poderão se programar para ir até à loja.
5.
Divulgue a liquidação, pois ela precisa ser vista: para
divulgar a promoção, utilize os meios de comunicação que geram melhores
resultados para sua loja. Estrategicamente, isso vai depender muito da cidade e
localização física da sua loja de calçados. A divulgação nas redes sociais
funciona bem para a maioria das lojas, assim como o WhatsApp e o SMS.
6.
Defina quanto quer vender: defina metas claras para sua equipe.
Consulte no seu software números dos anos anteriores para fazer a projeção das
vendas. Divulgue os resultados alcançados para sua equipe diariamente e
comemore com eles cada número relevante alcançado.
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Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo
calçadista. Mais
informações: https://www.setadigital.com.br/