Uso do canal de denúncias cresce 52,6% nas empresas brasileiras nos últimos quatro anos, aponta ICTS Outsourcing
Análise
da consultoria revela aumento na qualificação de relatos dos funcionários,
maior participação masculina nas denúncias e engajamento de fornecedores
Com 10 anos de atuação no mercado, a operação de canal de
denúncias da ICTS Outsourcing, empresa de serviços contínuos para a gestão de
riscos, ética e compliance nas organizações, já recebeu e tratou mais de 170.000
relatos, distribuídos em 229 empresas.
A análise da evolução anual do registro dessas denúncias indica
que fatos como a eclosão da operação Lava Jato e a promulgação da Lei
Anticorrupção, bem como a maior atenção dada em nossa sociedade sobre a exposição
de situações de assédio moral e sexual, vêm impulsionando o uso desse
instrumento dentro do ambiente corporativo.
Segundo o levantamento da ICTS Outsourcing, entre 2014 e 2017 o
número de denúncias aumentou em 52,6%, considerando-se uma amostra de 50
empresas que utilizam o canal há quatro anos. Neste grupo de empresas foram
coletados 17.572 relatos durante o biênio 2014 e 2015, enquanto que entre 2016
e 2017 o volume de denúncias registrados foi de 26.524 relatos*1.
A pesquisa sinaliza também outros indicadores que demonstram o
amadurecimento das empresas, seus colaboradores e outros públicos no uso
efetivo do canal de denúncias como um instrumento de fortalecimento do ambiente
ético e transparência nas relações internas e externas das organizações. Um
exemplo é a redução no tempo em que as empresas levam para apuração das
denúncias recebidas, que caiu 43,6% nos últimos cinco anos, atingindo em 2017
um patamar médio de 36 dias.
Outro indicador interessante é o incremento de 12,1% no volume de
denúncias sobre a camada de líderes das empresas entre 2014 e 2017,
demonstrando o crescimento da confiança dos denunciantes, em sua maioria
colaboradores, ou seja, 86,2% do total, sobre a segurança no uso do canal e
seus resultados práticos.
Além dos próprios funcionários, fornecedores e clientes vêm também
fazendo maior uso dos canais de denúncia corporativos. Segundo a pesquisa, as
manifestações provenientes destes grupos representaram 11,3% dos registros.
“Uma ação mais efetiva das empresas na divulgação e disponibilização dos seus
canais de denúncias para seus públicos externos, combinada com a maior
exigência do mercado sobre Ética e integridade em suas relações comerciais e de
consumo impulsionam os relatos de fornecedores e clientes”, explica Cassiano Machado,
sócio diretor da ICTS Outsourcing.
Quando se analisa o perfil dos tipos de denúncias mais realizadas
nas empresas nestes últimos cinco anos, têm-se que 42,7% referem-se a problemas
de relacionamento interpessoal. Desta fatia, os casos mais recorrentes foram de
práticas abusivas, como assédio moral e sexual, agressão física, discriminação
e preconceito, que representam 26% do total de denúncias. Relatos sobre
ilícitos e má intenção somaram 33,8% e o descumprimento de políticas, normas e
procedimentos internos representaram 23,5% das denúncias feitas.
Verifica-se ainda que a maior parte dos registros de denúncias foi
realizada por homens, que efetivaram 60,1% dos relatos contra 39,9% feitos por
mulheres. Segundo Cassiano Machado, até meados de 2016 havia uma leve
predominância do público feminino, em torno de 53%, na manifestação de práticas
abusivas (assédios, agressões, discriminação). Porém, o cenário se inverteu em
2017 com o público masculino registrando agora 54% destes tipos de situação.
“Isto pode indicar uma maior sensibilização e preocupação do público masculino
em relação a estes temas e seus impactos negativos no ambiente de trabalho e na
reputação das organizações”, completa Machado.
O líder continua a ser o agente mais denunciado nas empresas, com
55,9% dos registros em 2017. Este cenário corrobora a importância do anonimato
no processo de registro das denúncias e, não por acaso, as denúncias anônimas
são a opção preferida pelos denunciantes, perfazendo 69,7% dos relatos.
Com relação a forma de contato com o canal de denúncias, nota-se
uma evolução no uso do contato telefônico, versus o registro eletrônico via
internet ou e-mail. No grupo de empresas com operação há mais de 5 anos houve
um incremento de 15,3% no uso do contato telefônico entre 2014 e 2017, ou seja,
de 43,2% para 49,8% do total de registros.
O efeito desse movimento é sentido na efetividade da apuração das
denúncias e, consequentemente, no benefício produzido pelo canal de denúncias.
Como as denúncias realizadas via contato telefônico permitem uma coleta mais
rica de informações dos denunciantes, seu índice de confirmação é 19% maior
quando comparado aos casos registrados via internet.
O executivo conclui prevendo que “o interesse das instituições por
canais de denúncias deve continuar crescendo nos próximos anos, não apenas
pelas exigências progressivas da sociedade e do contexto legal sobre os
programas de integridade nas organizações, mas principalmente pelo entendimento
dos resultados práticos e positivos alcançados pela implementação efetiva do
canal”.
1: O volume de relatos para 2017 foi projetado de forma linear com
base na quantidade de registros realizados entre 01/Jan e 31/Ago.