O
rádio é um dos meios mais tradicionais. Tão consagrado, vemos cada vez mais
este veículo sendo usado por empresas para tornar uma marca mais conhecida, o
que constata o volume cada vez maior de comerciais, jingles e propagandas.
Interessante
pensar que mesmo estando em um momento em que as novas formas para atrair e
fidelizar os clientes são pautadas pela utilização do ambiente online como
principal diferencial de inovação, o rádio continua a ser um meio de
comunicação potente frente à selva virtual.
Por isso, percebemos que o novo paradigma estratégico do
relacionamento está em inovar nos canais habituais e obter sinergia e
sincronização necessárias entre todos os demais meios, sejam eles de marketing
ou comunicação, como o próprio rádio, a TV, a revista, a mala-direta e até
mesmo a promoção.
E
se a ideia é inovar usando plataformas já existentes, algumas empresas
vislumbraram a oportunidade de criação de rádios branded, 100% patrocinadas
pela marca da empresa, com programação musical sensivelmente diferenciada,
programas exclusivos e, um dos principais diferenciais, sem comerciais. Exceto,
obviamente, os da própria marca, que são bem dosados em relação às músicas.
Diversas
rádios com esse perfil são encontradas, como a Sul América Paradiso FM, do Rio
de Janeiro, que mistura músicas e a divulgação de notícias sobre o trânsito; a
Beach Park FM, de Fortaleza, e a carioca Oi FM, esta transmitida apenas
na web atualmente. Falando nisso, a Oi FM, nos tempos que operava no dial FM
foi uma das primeiras a contar com a inserção do mobile no core business.
Apenas
para citarmos algumas das inovações que a Oi FM trazia aos ouvintes (potenciais
clientes), havia uma ação em que através do portal da rádio na internet e da
utilização de suas interfaces mobile e mensagens SMS, era possível interagir
com a programação da rádio, solicitando informações e sugerindo canções.
Em
essência, um canal absolutamente “comoditizado”, como o rádio normalmente era e
é encarado, tornou-se um novo veículo de marketing e comunicação, que trazia
diferenciais competitivos únicos em relação aos concorrentes.
Na
estratégia corporativa das empresas proprietárias de branded rádios, este novo
veículo é a porta de entrada para novos clientes, gerando credibilidade e
afinidade com os atributos da marca, que são transmitidos aos ouvintes com o
todo o perfume existente da música. É o antigo dialogando com o atual trazendo
uma nova forma de se comunicar e de posicionar a marca.
*Daniel Domeghetti é especialista
em Estratégia Corporativa, Top Management Consulting e Gestão de Ativos
Intangíveis e CEO da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em
maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.