É considerado um desafio para a
maioria dos profissionais reconhecer que um dos mais importantes pilares de
suas carreiras depende da eficiência com que é gerenciada sua rede de
relacionamentos – o networking. Essa habilidade, tão simples e, ao mesmo
tempo, tão complexa e necessária, vem sendo imposta àqueles que necessitam dela
para a sua sobrevivência no mundo corporativo, principalmente para aqueles que
optaram por seguir a carreira corporativa.
Diante das exigências da função e do
atual ambiente em constante mudança, a maioria dos executivos não se atentou à
necessidade de construir e gerenciar uma rede de contatos profissionais. Afinal
de contas, como muitos alegam, não têm tempo para isso!
Essa desculpa explica, mas não
justifica. Isso porque o profissional deve, sobretudo, saber distinguir o
contato amigo, aquele com quem nos relacionamos informalmente, do contato
profissional, ou seja, o contato o qual fomos apresentados por outro
profissional em algum momento (por isso o termo rede). Exatamente aí é
que começamos a construir nossa rede de relacionamentos.
O objetivo desse contato será para
troca de informações no qual, você leva informações relevantes sobre mercado e,
ao mesmo tempo, recebe outras tantas que irão mantê-lo, além de tudo, bem
informado. É um processo de troca.
O mais importante é compreender que o networking
não deve se restringir ao círculo do mercado em que você se encontra naquele
momento. Ele deve expandir sua rede, abrindo oportunidades de relacionamento em
outros círculos profissionais, cujos segmentos de mercado serão atrativos no
futuro. É o profissional se expondo em setores do mercado que julga promissores
para a sua carreira futura. É exatamente essa expansão que fortalecerá sua
exposição e, consequentemente, sua empregabilidade.
Mas, a pergunta que fica é: como você
deve construir uma rede que seja eficiente e permita que continue administrando
sua agenda e seus compromissos com o cargo que exerce no momento?
Procure reservar um almoço por semana
para se encontrar com um profissional que nunca tenha visto, mas que tenha sido
apresentado por outro contato de suas relações. Isso vai exigir pesquisa sobre
quais mercados você tem interesse em acessar e, por conseguinte, quais
profissionais contatar que irão lhe ajudar a acessar esses novos segmentos.
Você deve reservar tempo para essas
atividades: pesquisa dos mercados promissores, lista de empresas desses
mercados, principais contatos em sua rede e, ainda, se preparar para conduzir a
reunião, uma vez que foi você quem a solicitou.
Após realizar o contato, você deve
garantir o vínculo. Se você não cria um vínculo na primeira reunião,
dificilmente vai conseguir manter esse relacionamento profissional ao longo de
sua carreira. Os assuntos discutidos e os planos individuais conversados devem
ser mantidos e arquivados como o histórico do relacionamento, e existem muitas
oportunidades para criar esse vínculo.
Por exemplo, um plano de iniciar um
novo curso de seu novo contato pode ser o motivo de enviar a ele um e-mail,
após 4 ou 5 meses, perguntando se gostou e valeu a pena o tal curso, e assim
por diante.
Se você mantiver o vínculo com apenas,
vamos dizer, 50% desses contatos, sua rede será extremamente poderosa, atraindo
oportunidades para a sua carreira, criando fontes de referências e informações,
novas alternativas de investimentos em novas competências, atraindo ainda mais
contatos e, assim, expandindo sua rede num círculo vicioso e extremamente
produtivo.
Saiba que o networking é uma
atividade que deve ser exercida por todos os profissionais que queiram crescer
em suas carreiras, independente da escolha: mundo corporativo, atividade da
consultoria, o empreendedorismo, a carreira acadêmica, dentre outras. Porém, no
mundo corporativo, como dito anteriormente, o networking é um dos
principais pilares de sustentação de um executivo. E aí, já pensou quem vai
abordar primeiro?
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Sami Boulos é especialista em gestão e
planejamento de carreira e conselheiro da Trilha Carreira Interativa,
consultoria especializada em desenvolvimento e transição de carreira.