Categoria tem
previsão de 14% no aumento das vendas em relação ao último ano. Retomada do
poder aquisitivo das classes C e D e entrosamento do brasileiro em comprar cada
vez mais passagens pela internet estão entre as razões de crescimento neste ano
Segundo dados da
E-Consulting, consultoria que mede previsões
financeiras para o comércio eletrônico há 14 anos, o mercado de turismo
online no Brasil deverá atingir R$ 19,6 bilhões em 2018, uma alta de 14% desde
2016. No último ano, os negócios de turismo na web movimentaram R$ 17,2
bilhões.
A alta na projeção de
vendas de viagem por internet se dá por conta da possível retomada do poder
aquisitivo das classes C e D, do crescimento do volume de viagens de negócios,
como também de programas de estímulo ao turismo interno realizados pelo Governo
Federal. Outro fator é o brasileiro considerar cada vez mais as plataformas
digitais como uma experiência cômoda e segura em compras de passagens aéreas,
reservas de hotéis, pacotes turísticos e outros serviços relacionados à uma
agência online de turismo.
Segundo a
pesquisa da E-Consulting, 84% dos brasileiros têm a expectativa de realizarem
pagamentos por meios online em 2018. “Dentre as principais razões do consumidor
usar as plataformas eletrônicas estão aspectos como comodidade (55%), confiança
(46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento”, explica Daniel
Domeneghetti, CEO da E-Consulting.
Atualmente, o setor de
turismo contempla 25,3% da fatia total do Índice do Varejo Online, que ainda
mensura os setores de bens de consumo e automobilístico. O índice é calculado
pela E-Consulting e inclui em seu montante o e-commerce B2C (Business
to Consumer) nos formatos tradicional, mobile commerce, social commerce
e compras coletivas, bem como o nicho de C2C (Consumer to Consumer).