Integradora expande
seu portfólio com tecnologias que ampliam a produtividade, reduzindo o tempo e
o custo da operação
A
SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia,
acaba de firmar parceria com a TR Process, empresa 100% focada em automação
inteligente de processos, com especialização no mercado financeiro, para
disponibilizar em seu portfólio soluções de robótica que substituem as
atividades de baixo valor agregado pela interação realizada pelas máquinas,
reduzindo erros e aumentando a produtividade.
As
soluções oferecidas pela TR Process envolvem a robotização da automação dos
processos, conhecido como RPA (Robotic Process Automation), assim como a
automação da preparação de dados, o chamado DPA (Digital Process Automation).
“O
conjunto de tecnologias robóticas utilizadas na automação de processos
repetitivos visam imitar as ações realizadas por seres humanos em interfaces
homem-máquina. Como resultado, atividades como a análise de crédito e os
processos operacionais do backoffice, por exemplo, passam a ser controlados e
executados de maneira autônoma por robôs, liberando, assim, os recursos humanos
para atividades mais responsivas”, comenta Dino Draghi, diretor de
desenvolvimento de negócios e inovação da SONDA.
“O
ser humano tem características de trabalho que permitem explorar outras
habilidades, como a criatividade e o senso crítico. Nossa proposta é
digitalizar atividades rotineiras e de baixo valor agregado, ampliando a
capacidade e a velocidade de atendimento do novo consumidor”, pontua o CEO da
TR Process, Ewaldo Del Valle, que também é chairman do Institute for Robotic
ProcessAutomation & Artificial Intelligence (IRPA AI) no Brasil, órgão
internacional que discute o modelo de maturidade para a implantação de
tecnologias de RPA e AI.
Do
ponto de vista do consumidor, o RPA e o DPA priorizam a experiência do usuário
e alavancam a jornada da transformação digital. Se antes um processo de
abertura de conta corrente numa instituição financeira era realizado de forma
física e levava em média uma semana, hoje a atividade pode ser realizada de
maneira remota e com a análise em tempo real a partir do confronto de
informações em banco de dados, redes sociais e órgãos fiscalizadores.
Hoje,
por exemplo, é possível aprovar e emitir um cartão de crédito físico no ponto
de venda em apenas três minutos. O processo, além de veloz, libera os
colaboradores que habitualmente fazem esta tarefa para atacar outras frentes da
empresa, como a área de vendas.
De
acordo com Del Valle, a dinâmica das transações de negócio da economia atual
exige que processos e serviços sejam executados em frações menores de tempo.
“Investir em iniciativas de RPA beneficia todo o ecossistema, desde o cliente,
que pode ter acesso mais ágil a produtos e serviços, passando pelas empresas,
que passam a produzir sem interrupções nas jornadas de trabalho, bem como os
profissionais, que são realocados para tarefas mais nobres”, finaliza o
executivo.