Empresa especializada
em desenvolvimento customizado e sustentação de sistemas participa da
implementação de projeto de gerenciamento de ciclo de vida dos produtos da
fabricante de roupas com 138 anos de existência
Até pouco tempo, as
empresas iniciavam o controle sistêmico de seus produtos somente quando eles
estivessem acabados ou utilizavam controles que nem sempre permitiam medir umas
das principais áreas de seu negócio, o ciclo de vida do produto. Neste aspecto,
a transformação digital vem revolucionando a forma como o mercado de manufatura
gerencia este processo, como é o caso da Cia. Hering.
A gestora
das marcas Hering, Hering Kids, PUC e DZARM, precisava de inteligência nas diversas etapas de
concepção de suas coleções de roupas e, para isso, contratou a AMcom, empresa
especializada em desenvolvimento customizado e sustentação de sistemas, que
atuou na automação de seus processos de desenvolvimento de coleções.
A desenvolvedora realizou
a digitalização dos processos de desenvolvimento de produtos da Cia. Hering e
forneceu soluções eficientes de automação que reduzem o desperdício e o tempo
de produção, melhorando a qualidade dos itens fabricados, bem como corroboram
para agregar transparência e valor ao negócio.
“A otimização de
procedimentos e a redução de custos promovidos com o aumento da automação são
iniciativas inevitáveis para redução do Time to Market que, sobretudo, conferem
uma programação de produção mais lógica, evitando ter que agir de forma reativa
e adotando procedimentos benéficos que favoreçam o alcance dos objetivos e
metas da empresa”, explica o Rodrigo Strey, diretor de serviços da AMcom.
Com a união de diversos
sistemas, como por exemplo, de design e produção, tais como CAD, CAM e CAE, à
manufatura digital (DM) e ao gerenciamento colaborativo propostos pelo
projeto de PLM, cada etapa de fabricação dos produtos - da sua concepção e
produção ao processo produtivo - fica documentada e disponível, no formato e
contexto necessários, para os colaboradores responsáveis, que conseguem ter
controle de todo o ciclo de vida do produto e do processo.
A ferramenta denominada
simulador de custos, por exemplo, otimiza o cálculo de custos estimados para a
produção de um produto. Se antes, a simulação era feita de forma manual
utilizando dados disponíveis em excel e calculadora, hoje o próprio PLM, com
base em bancos de dados, gera automaticamente os custos de confecção dos
produtos. Com isso, as coleções podem ser alteradas, adaptadas, avaliadas e,
consequentemente, melhoradas nas simulações realizadas.
O projeto de PLM também
removeu as barreiras geográficas entre os fornecedores internacionais e a Cia.
Hering, além de construir uma rede conectada, integrada e responsiva.
Os parceiros também se
beneficiaram com a Ficha de Instrução Operacional. Direcionada para a melhoria
do processo de fabricação externo, o formulário on-line traz informações e
imagens sobre o padrão de desenvolvimento das peças, como os tipos de aviamento
e de tecido, assim como a metragem, entre outros itens que são inseridos pelos
profissionais responsáveis.
Para a AMcom, a jornada da
transformação digital não é restrita apenas às mudanças internas das empresas,
mas engloba uma cadeia de stakeholders, possibilitando integrar parceiros, clientes
e fornecedores de forma colaborativa.
“A eficiência das soluções
oferecidas pelo conceito de PLM propõe ações como simulações e gerenciamento
on-line que permitem tomadas de decisão adequadas para a construção de melhores
produtos, além de um ambiente mais produtivo e sustentável sob a ótica da
indústria e mais aproximado das necessidades dos consumidores, permitindo
interações e redução de retrabalhos”, finaliza Strey, acrescentando que a
maturidade da Cia. Hering em aderir à eficiência das soluções oferecidas
pelo conceito de PLM é a prova de que a nova economia dá passos rumo à
transformação digital.