Análise da
consultoria aponta as cinco instituições financeiras mais evoluídas
digitalmente e sinaliza que apesar do forte avanço das fintechs, os bancos
ainda seguem na vanguarda quando o assunto é propagar a cultura digital no
modelo de negócio
A consultoria nacional
E-Consulting Corp. analisou minuciosamente as cem maiores instituições
financeiras registradas no Banco Central para saber quais estão mais avançadas
e consolidadas em trazerem conceitos e práticas de Transformação Digital em
seus modelos de negócio. O Bradesco foi considerado a organização que mais tem
implementado evidências e elementos ligados à Transformação Digital por conta
de suas relevantes incursões no mundo virtual, em especial, com o banco digital
Next e com o projeto Habitat, espaço de coinovação criado para apoiar projetos
de inovação bancária com todo seu Ecossistema de Negócios e mais de 100
startups.
O estudo concluiu também
que o atributo digital ainda é mais associado à marca Itaú, enquanto o
Santander é a organização que tem evoluído mais rapidamente na implantação de
serviços e diferenciais digitais a seus clientes.
Para chegar neste
resultado, a consultoria se debruçou em instrumentos como cliente oculto,
enquetes on-line, inteligência competitiva, análise de mídias sociais,
premiações, posições em rankings do setor, além de entrevistas com executivos
dos bancos e com clientes, além de parceiros tecnológicos. As notas foram
construídas com base em diversos critérios que materializam o processo de
competitividade a partir da transformação digital.
Numa escala de 0 a 5, o
Bradesco conquistou nota 4,5 por fortalecer aspectos de sua atuação como
plataforma digital, o que inclui o desenho de ofertas e serviços nativos
digitais, aplicativos integrados, visão única do cliente e inovação
colaborativa. Constam da lista das cinco mais digitais a Caixa + Youse (4,2); o
Itaú-Unibanco + Cubo (4,1); o Banco do Brasil (4,0) e o Santander (3,9).
“A análise foi tanto
internamente, avaliando como são usados os sistemas de gestão, como são
destinados os investimentos em TI, metodologias avançadas, organização
produtiva e plataformas, bem como externamente, ou seja, a partir da avaliação
de seus diferentes stakeholders, como clientes e consumidores”, explica Segundo
Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e responsável
pelo estudo “Régua da Transformação Digital no Setor Financeiro”.
O
executivo também conta que o estudo confirma
o vanguardismo das cinco maiores operações bancárias do Brasil quando o assunto
é propagar cultura digital em seus processos mesmo diante de um cenário de
forte avanço das fintechs. Domenghetti acredita que os bancos sobrevivem a
todas as transformações devido ao tamanho de suas operações e por conta da
agressividade em antecipar movimentos. “Principalmente agora com a corrida para
atender os novos consumidores e à digitalização interna necessária para manter
a curva ascendente da nova economia, que envolve tendências como Open Banking,
IOT, Blockchain, CX, Big Data/Analytics e novos canais digitais, incluindo o varejo
e as agências”, finaliza.
Confira a tabela abaixo: