Loja virtual e redes
sociais serão os canais mais aderidos para maioria dos varejistas ouvidos pela
consultoria como forma de ampliar a experiência do consumidor. Supermercados
lideram levantamento ao investirem em aplicativos e televendas para melhorar a
jornada de compra do cliente
Os 537 maiores varejistas
do País foram ouvidas pela consultoria DOM Strategy Partners, que buscou
levantar em quais canais digitais estas empresas pretendem focar suas atuações
omnichannel nos próximos 12 meses. De acordo com a pesquisa, os supermercados e
hipermercados despontam como as categorias mais propensas a investirem em
plataformas digitais para maximinizar a experiência multicanal do
cliente.
O levantamento indica que
87% dos supermercados e hipermercados pretendem intensificar suas estratégias
omnichannel focando em lojas virtuais. Atualmente, 71% desta categoria tem como
ponto principal de vendas as lojas físicas.
O mesmo caminho será
adotado pelas companhias que têm negócios no varejo de moda / têxtil. Somente
neste setor, 67% das empresas vão focar suas atuações digitais em lojas
virtuais, tendo um incremento de aderência na casa dos 5% em relação ao ano
passado. Ademais, 56% das drogarias entrevistadas revelaram para a pesquisa a
mesma meta de ampliar o seu ponto de contato com o consumidor por meios de
lojas virtuais, assim como 56% das varejistas com negócios no mercado de saúde
e beleza.
Em contrapartida, 38% das
varejistas que vendem produtos esportivos e 41% que vendem livros e cd’s tendem
a focar as suas estratégias de ampliação de canal para os APPs, olhando com
mais atenção para sites de relacionamento como Facebook, Instagram e outros
aplicativos móveis. Tudo para expandir as suas experiências com o consumidor.
Caminho bem parecido a ser trilhado por 48% dos magazines de eletroeletrônicos
e eletrodomésticos no qual escolheram o mobile como o conceito principal para
fortalecer a sua presença multicanal.
“O apreço do brasileiro em
comprar cada vez mais roupas pela internet tem feito grandes marcas
consolidadas no ambiente físico a olharem mais estrategicamente para o ambiente
online. Não é mais só uma questão de inovação, é um novo posicionamento de
mercado para atender o consumidor em todas as pontas”, explica Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Quanto ao meio de comunicação
mais usado neste ano para o varejo omnichannel potencializar o diálogo com o
cliente, o mobile foi escolhido por 48% das empresas ouvidas pela DOM Strategy
Partners. Em seguida aparecem redes sociais websites e blogs.
Abaixo a tabela:
Segmento
|
Canais
de Ancoragem
|
Canais a
Focar
|
Canais
de Experiência
|
Moda / Têxtil
|
Lojas Físicas – 72%
(77% em 2017)
(81% em 2016)
|
Lojas Virtuais – 67%
(62% em 2017)
(56% em 2016)
|
Comunicação – Mobile
Vendas – Redes Sociais
Relacionamento – APP
|
Super
/ Hiper
|
Lojas Físicas – 71%
(72% em 2017)
(76%
em 2016)
|
Lojas Virtuais – 87%
(84% em 2017)
(83%
em 2016)
|
Comunicação - Mobile
Vendas - APP
Relacionamento – Contact Center
|
Drogarias
|
Lojas Físicas – 74%
(78% em 2017)
(81%
em 2016)
|
Lojas Virtuais – 56%
(APP 49% em 2017)
(Lojas
Virtuais 64% em 2016)
|
Comunicação - WebSites
Vendas – Mobile
Relacionamento – Contact Center
|
Eletro-Eletrônicos e Eletro-Domésticos
|
Lojas Virtuais - 61%
(59% em 2017)
(54% em 2016)
|
Mobile – 48%
(Flagships 24% em 2017)
(Mobile 32% em 2016)
|
Comunicação – Redes Sociais
Vendas - Mobile
Relacionamento – Redes Sociais
|
Livros
e CDs
|
Lojas Virtuais – 71%
(69% em 2017)
(57%
em 2016)
|
APP – 41%
(Door To Door 39% em 2017)
(Door
To Door 42% em 2016)
|
Comunicação – Redes Sociais
Vendas – Mobile
Relacionamento – Redes Sociais
|
Esportes
|
Lojas Virtuais 58%
(Lojas Virtuais 55% em 2017)
(Lojas
Físicas 54% em 2016)
|
APP 38%
(APP 33% em 2016)
(Redes
Sociais 33% em 2017)
|
Comunicação - Mobile
Vendas - Mobile
Relacionamento – Mobile
|
Cosméticos
e Beleza
|
Door to Door 48%
(Lojas Virtuais 49% em 2017)
(Door
To Door – 44% em 2016)
|
Lojas Virtuais 56%
(Door To Door – 47% em 2017)
(Lojas
Virtuais 52% em 2016)
|
Comunicação – Blogs
Vendas - APP
Relacionamento – Redes Sociais
|