Uma das mais atuantes
empresas do setor alimentício do Nordeste conquista 40% no crescimento dos
pedidos ao unir experiência e modernidade em sua gestão comercial
O
uso do celular e de outras tecnologias móveis é praticamente unânime para
vendedores que atuam numa era mais digital, mas este hábito também tem tomado
conta da rotina de profissionais tradicionais e experientes, que aproveitam a
internet para aprimorar a performance de suas vendas e até trazer mais
inteligência e produtividade nas negociações. Foi assim com grande parte
dos 70 vendedores da distribuidora Popular Alimentos, uma das mais importantes
e atuantes empresas do setor alimentício do Nordeste.
Em sua maioria com mais de
20 anos de casa e adeptos a processos manuais provenientes do mundo analógico
da velha economia, os vendedores da companhia até ensaiavam o uso de
ferramentas digitais no dia a dia, mas vez e outra recorriam à velha caneta e
papel por conta dos bugs e das informações divergentes do antigo sistema de
força de vendas usado pela distribuidora. “Muitas vezes os vendedores ligavam
para digitar o número do pedido. O ritmo da venda era mais lento por conta
dessa parada”, diz Fred Santos, coordenador de TI da Popular Alimentos.
Para incluir mais
otimização e produtividade nas rotinas destes vendedores, a Popular Alimentos
implementou a solução maxPedido, ferramenta que automatiza em 100% toda a
dinâmica do pedido de venda, desenvolvida pela Máxima
Sistemas, companhia de tecnologia móvel para força de vendas,
e-commerce, trade e logística para o setor atacado distribuidor. De acordo com
Fred, hoje os profissionais trabalham de maneira estratégica, sem complicação,
permitindo estudar o produto e o cliente através das informações geradas no
aplicativo.
“A média de pedidos
emitidos aumentou em 40% nos últimos meses, porque o vendedor tem mais
agilidade na hora da venda. Não é vender por vender, simplesmente. Há uma
inteligência por trás do sistema, que sinaliza os produtos que estão em
campanha, o que foi positivado, além dar um leque de informações tributárias e
cadastrais fáceis de entender e de coloca-las em prática. O resultado é um
vendedor experiente cada vez mais produtivo, seguro de si e comprometido com as
suas metas”, explica Fred.
Para complementar a sua
gestão de vendas, a empresa também aderiu a outras duas ferramentas da Máxima
Sistemas: a solução maxGestão, que foi implementada para apoiar o gestor
comercial com status de visitas, lucratividade de pedidos, autorizações de
desconto, relatórios, acompanhamento e auditoria das atividades de todos os
vendedores que estão na rua.
Já a solução maxPromotor
atua na jornada de trabalho do profissional que está no ponto de venda. O
promotor bate o seu ponto da forma padrão pelo aplicativo da solução,
permitindo à empresa mais assertividade no fechamento do ponto mensal, cobrando
de forma precisa atrasos e horas extras.
“Atrelado às pesquisas,
podemos medir o tempo que o promotor fica no cliente. Confrontando essas
informações com o custo, tempo e o valor de vendas, vemos se é mesmo viável ter
um promotor naquele PDV”, contextualiza Fred.
Hebert Balbo, gestor de mercado de vendas da Máxima Sistemas, conta
que a abordagem com a Popular Alimentos foi entender os desafios diários da
área comercial da distribuidora para propor novas formas mais produtivas de
trabalho. “E deu certo, pois os vendedores aprimoraram a experiência de
negociação com ferramentas digitais mais ágeis e intuitivas, resultando em sua
total autonomia. Foi a junção perfeita da experiência dos vendedores da Popular
Alimentos com toda a modernidade produtiva dos aplicativos da Máxima”, finaliza
Balbo.