Transformação digital é o maior desafio para o RH nos próximos anos, aponta pesquisa da DOM Strategy Partners
Mais de 600
executivos apontam que entender e produzir na era digital são os principais
imperativos de mudança para área de recursos humanos das empresas
Pesquisa da DOM Strategy Partners, realizada com 614
executivos, em sua maioria vice-presidentes e diretores da área de Recursos
Humanos das 1000 maiores empresas do País, conclui
que o maior desafio do RH na atualidade é entender, produzir e evoluir
junto com a Transformação Digital. Segundo o levantamento, 70% dos
entrevistados consideram os impactos das novas tecnologias e do mundo digital
como o principal motivador para realizarem mudanças bruscas no setor.
Frente à tendência crescente da colaboração remota e da
projetização do trabalho - que traz consigo a visão de entregas e não de
tarefas, 78% dos entrevistados afirmam que a questão humana-profissional deveria
receber mais investimentos do que o programado, uma vez que nesse momento o
foco dos
próximos anos parece estar em
investir mais em tecnologias e plataformas do que na questão humana em si.
“A gestão de pessoas será potencializada com o uso
prioritário de tecnologias que levam para um RH cada vez estratégico,
inteligente, mas, acima de tudo, que potencializam os talentos e competências
individuais em prol do todo - empresa, clientes, próprio colaborador”,
explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Para 72% dos executivos o dilema está em não saber ao
certo o que e como entregar ou, até mesmo, como se posicionar estrategicamente
para um RH mais inteligente. Já o desafio para 67% é co-definir com a
organização e com o próprio colaborador a estratégia mais adequada de
desenvolvimento e capacitação de seus profissionais e times para os novos
cenários sustentados por conceitos digitais.
Outro desafio crítico do novo RH é desenvolver os
colaboradores para que tenham velocidade e acurácia de resposta aos estímulos e
desafios impostos, fazendo com que busquem a diferenciação e sejam capazes de
criar, implementar e disseminar o conhecimento de valor. Sendo assim, 61% dos
respondentes da pesquisa da DOM já acreditam que a educação e autoeducação são
os elementos mais facilitadores das mudanças necessárias e desejáveis frente
aos novos desafios impostos pelos mercados e pelas transformações sociais e
tecnológicas.
O estudo sinaliza que em mercados agressivos, quando os
talentos são fortemente assediados pela concorrência ou fogem da incerteza
buscando outras empresas, possuir um RH capaz de criar mecanismos de gestão e
proteção do investimento em Capital Intelectual é fundamental. Por isso, o
conhecimento se torna um ativo essencial para as companhias, mas que precisa
ser customizado e organizado para a aplicação ready to use, focada em
resultados.
Diante de todos esses
insights, o estudo também traz à luz para o mercado de RH a qualificação do
chamado Colaborador N.0, aquele que está acompanhando todas as ondas de
transformação digital e incorporando seus conceitos, práticas e ferramentas em
seu arsenal de trabalho, conforme
explica Daniel Domeneghetti.
“É um novo tipo de profissional que terá que gerenciar o
crescente e desgovernado volume de trabalho em alta produtividade; construir
sinergia e integração com os demais colaboradores - respeitando fusos horários
e momentos produtivos individuais, assim como não esquecer de cumprir metas e
prazos estabelecidos de acordo com os padrões corporativos, conciliando positivamente
sua vida pessoal e corporativa”, finaliza Domeneghetti.