Levantamento sinaliza
que nos próximos anos o desafio das varejistas será incluir conceitos da
Transformação Digital de forma inteligente para a evolução dos negócios, do
relacionamento com clientes e da competitividade. Netshoes lidera ranking da
análise
A consultoria nacional
E-Consulting Corp. analisou as maiores empresas com negócios no varejo para
saber quais estão mais avançadas e consolidadas no que tangem aos conceitos e
práticas de Transformação Digital em seus modelos de negócio.
O objetivo do estudo foi
medir como o varejo usa os elementos da Transformação Digital de forma
inteligente, tanto de dentro para fora, como de fora para dentro. As
empresas que oferecem a tecnologia de maneira mais funcional, indo além do
quesito inovação, foram as que tiveram mais destaque na análise. “Não é só
adquirir novas tecnologias. É saber adotar”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da
E-Consulting e responsável pelo estudo “Régua da
Transformação Digital no Varejo”.
O
levantamento confirma o
atual movimento do varejo brasileiro de, cada vez mais, incluir o digital no
modelo de negócio, sendo considerado o “novo básico” para atender os
consumidores. De acordo com o Domeneghetti, ter e-commerce ou aplicativo
desintegrado não será vanguardismo nos próximos anos.
“O digital é o novo básico
para o varejo. Por isso, a inovação estará ligada em saber trazer os benefícios
da transformação digital no dia a dia e no relacionamento com cliente. E essa
virada vai acontecer por meio de novas competências, como prototipação, design,
experiência de compra, jornada, experimentação, analytics, Big Data, cloud, as
a service, conexão, simultaneidade, algoritmos, colaboração e integração”,
pontua o executivo.
Segundo o levantamento, a
Netshoes foi considerada a organização que mais tem evidências e elementos
ligados à Transformação Digital. Com DNA 100% digital, o e-commerce de calçados
e artigos esportivos conquistou nota 4,0 – o máximo era nota 5,0 - por
fortalecer sua atuação em marketplaces B2B, usar Blockchain em seu modelo de
gestão, desenhar ofertas e serviços nativos digitais sempre com foco na melhor
jornada de compra do consumidor e inserir inovação colaborativa.
A lista também reúne
gigantes como: B2W (3,75), Home Refil (3,67), Supermercado Now (3,60) e Grupo
Pão de Açúcar - GPA (3,40).
Metodologia
A E-consulting se debruçou em
instrumentos como cliente oculto, enquetes on-line, inteligência competitiva,
análise de mídias sociais, premiações, posições em rankings do setor.
Entrevistas com executivos do varejo e com clientes, além de parceiros
tecnológicos também serviram de base para concretizar os resultados do estudo “Régua da Transformação Digital no Varejo”
As notas do ranking, pontuadas de 0 a
5, foram construídas com base em diversos critérios que materializam o processo
de competitividade a partir da transformação digital tanto internamente,
envolvendo a apuração de sistemas de gestão, investimentos em TI, metodologias
avançadas, organização produtiva e plataformas, bem como externamente. Ou seja,
a partir da avaliação de seus diferentes stakeholders, tais como consumidores,
clientes, funcionários e especialistas em consumo no varejo.
Veja o ranking
abaixo.
As cinco
varejistas mais digitais
|
Nota
|
Netshoes
|
4,0
|
B2W
|
3,75
|
Home Refil
|
3,67
|
Supermercado Now
|
3,60
|
GPA
|
3,40
|