O mercado atual exige que
gestores utilizem ferramentas cada vez mais poderosas e confiáveis para apoiar
o processo de tomada de decisão em todos os níveis de gestão da empresa, seja
estratégico, gerencial ou operacional, com o objetivo de mantê-la ainda mais
competitiva.
Uma tecnologia fundamental
para apoiar o gestor em tomadas de decisões eficazes e no desenvolvimento do
planejamento estratégico é o Business Intelligence, também conhecido como
Inteligência de Negócios, ou como é popularmente conhecido: BI.
Por meio de indicadores, o
BI tem a capacidade de fornecer informações com visões macro e micro detalhadas
da empresa, além de identificar tendências através de análises preditivas e
evidenciar problemas operacionais e gerenciais até então ocultos.
Para a empresa passar a
interpretar as informações fornecidas pelo BI, conceitos e processos precisam
estar bem definidos e disseminados na rotina da empresa. Cada passo dos
processos de negócio precisa estar desenhado, os indicadores de desempenho
definidos e as tecnologias precisam suportar a extração de dados de diferentes
fontes, ou seja, planilhas, arquivos de texto, múltiplos banco de dados
relacionais e não-relacionais, páginas web, arquivos remotos etc.
Após a implantação do BI
na empresa e da incorporação da leitura dos seus indicadores na rotina diária
dos seus gestores, fica evidente a importância desta ferramenta e o ganho
significativo nos resultados financeiros e operacionais.
Resultados reais para o
seu negócio
Dentre as inúmeras
vantagens que o Business Intelligence pode trazer para um negócio, podemos
destacar:
1. Coleta, análise e
interpretação de dados de forma rápida, segura e automatizada.
2. Integração de relatórios
diretamente com diferentes Bancos de Dados.
3. Aumento da produtividade de
análise com a geração automática de painéis.
4. Mobilidade: Consulta dos
dados através de dispositivos móveis.
5. Análises detalhadas,
amparando ações ágeis, pontuais e corretivas, visando o planejamento
estratégico da empresa.
6. Previsibilidade: Verificação
de tendências para ações assertivas com base na sua inteligência de mercado.
7. Identificação de problemas
operacionais e de gestão.
Diante das vantagens trazidas pelo BI
ao ser implementado, em qual momento de maturidade de Inteligência de Negócios
a sua empresa está? Para analisar e mensurar o nível de maturidade em Business
Intelligence, analise os itens abaixo de cada etapa e identifique em qual
posição a sua empresa se encaixa.
Independente de quais
forem os seus resultados, é possível evoluir no gráfico de desempenho
escolhendo um parceiro de tecnologia para apoiar na construção dos KPI’s
(indicadores), na realização da análise de processos operacionais, na
definição da melhor ferramenta de ETL e na escolha - sem levantar bandeiras
- da melhor ferramenta de Business Intelligence para o seu negócio, além
de realizar todo o mapeamento de como deve ser construído até a implantação,
treinamento e acompanhamento do uso pelos gestores.
*Urair
de Oliveira é analista de business intelligence da AMcom, companhia de
Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento customizado,
sustentação de sistemas, consultoria e alocação de profissionais.