Nespresso e XP
Investimentos também aparecem em ranking das 50 melhores colocadas de inovação
elaborado pela DOM Strategy Partners.
A gigante
do varejo Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira que mais inova no
relacionamento com cliente. De acordo com a 5ª edição do ranking anual
elaborado DOM Strategy Partners, a companhia de Luiza Trajano consegue
‘oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais
inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100%
pelo celular’.
A DOM
Strategy Partners ressalta que, em seus 60 anos - em especial nos últimos 10, o
Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor
brasileiro. “Diferente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou
vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas
em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais”,
diz Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da DOM Strategy Partners.
Segundo o
executivo, a marca olha para a experiência de compra do físico ao digital, com
a disponibilização de plataformas múltiplas de compra. “ O ‘Magazine Você’ é um
exemplo de inovação porque é uma espécie de loja virtual onde qualquer cliente
pode criar a sua própria vitrine de produtos para vendê-los. Isso conquista e
empodera o cliente”, acrescenta Domeneghetti.
Logo
atrás do Magazine Luiza, no ranking deste ano aparece a Nespresso – um salto e
uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. A Apple e
Netflix, símbolos perenes de inovação, aparecem em seguida sinalizadas nesta
posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
O estudo “As empresas mais
inovadoras no relacionamento com o cliente” mostra como o universo corporativo
brasileiro usa atualmente a inovação nas relações através de ações com
consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e
atendimento/relacionamento.
Na prática, a análise
materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de
relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos
inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais
alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de
formatos e modelos de atendimento.
A DOM Strategy Partners
destaca que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à
tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa
com o consumidor.
Em sua quinta edição, o
levantamento avaliou as companhias entre os meses de abril e julho por meio de
uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais
como releases, relatórios, informações para investidores e dados secundários,
leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos
12 meses.
Abaixo, o ranking das 50 empresas mais
inovadoras no Brasil
Empresa
|
Segmento
|
Nota
|
Magazine Luíza
|
Varejo - Eletro
|
9,16
|
Nespresso
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
9,15
|
Apple
|
Serviços Digitais
|
9,14
|
Netflix
|
Serviços Digitais
|
9,14
|
Starbucks
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
9,12
|
O Boticário
|
Higiene & Cosméticos
|
9,11
|
Google
|
Serviços Digitais
|
9,11
|
XP Investimentos
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,09
|
Hospital Albert Einstein
|
Saúde
|
9,09
|
Porto Seguro
|
Seguros & Previdência
|
9,08
|
Santander
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,07
|
Itaú Unibanco
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,06
|
Mercado Livre
|
Varejo - Varejo Online
|
9,06
|
Smart Fit
|
Varejo - Serviços
|
9,06
|
Uber
|
Serviços Digitais
|
9,05
|
Bradesco
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,04
|
Open English
|
Educação
|
9,04
|
Raia-Drogasil
|
Varejo - Farmácias e Perfumarias
|
9,04
|
Mercedes Benz
|
Automobilística
|
9,03
|
Skinceuticals
|
Higiene & Cosméticos
|
9,03
|
99 Taxi
|
Serviços Digitais
|
9,02
|
Riachuelo
|
Varejo - Vestuário e Moda
|
9,02
|
Ultrafarma
|
Varejo - Farmácias e Perfumarias
|
9,02
|
Nubank
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,02
|
Chili Beans
|
Varejo - Óticas, Jóias e Adereços
|
9,01
|
Caixa
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
9,01
|
Whirlpool
|
Bens de Consumo Duráveis
|
9,01
|
Dr Consulta
|
Saúde
|
9,01
|
Natura
|
Higiene & Cosméticos
|
9,01
|
Youse
|
Seguros & Previdência
|
9
|
Osklen
|
Varejo - Vestuário e Moda
|
8,99
|
Ipiranga
|
Distribuição de Combustíveis
|
8,99
|
Coca-Cola
|
Alimentos & Bebidas
|
8,99
|
Claro
|
Mídia & Telecom
|
8,98
|
Multiplus
|
Fidelidade
|
8,97
|
Wine.com.br
|
Varejo - Varejo Online
|
8,97
|
Carmen Steffens
|
Varejo - Vestuário e Moda
|
8,95
|
3 Corações
|
Alimentos & Bebidas
|
8,93
|
Easy Taxi
|
Serviços Digitais
|
8,93
|
Pizza Hut
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,93
|
Banco do Brasil
|
Bancos e Serviços Financeiros
|
8,91
|
Vigor
|
Alimentos & Bebidas
|
8,91
|
Vero Latte
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,91
|
Urban Remedy
|
Alimentos & Bebidas
|
8,89
|
Miss Pink
|
Higiene & Cosméticos
|
8,86
|
Madero
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,86
|
Bullguer
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,85
|
Reserva
|
Varejo - Vestuário e Moda
|
8,84
|
Schutz
|
Varejo - Vestuário e Moda
|
8,82
|
Cabana Burger
|
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,82
|