Magazine Luiza é eleita a empresa mais inovadora no relacionamento com cliente


Nespresso e XP Investimentos também aparecem em ranking das 50 melhores colocadas de inovação elaborado pela DOM Strategy Partners.

A gigante do varejo Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira que mais inova no relacionamento com cliente. De acordo com a 5ª edição do ranking anual elaborado DOM Strategy Partners, a companhia de Luiza Trajano consegue ‘oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100% pelo celular’.
A DOM Strategy Partners ressalta que, em seus 60 anos - em especial nos últimos 10, o Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor brasileiro. “Diferente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais”, diz Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da DOM Strategy Partners.
Segundo o executivo, a marca olha para a experiência de compra do físico ao digital, com a disponibilização de plataformas múltiplas de compra. “ O ‘Magazine Você’ é um exemplo de inovação porque é uma espécie de loja virtual onde qualquer cliente pode criar a sua própria vitrine de produtos para vendê-los. Isso conquista e empodera o cliente”, acrescenta Domeneghetti.
Logo atrás do Magazine Luiza, no ranking deste ano aparece a Nespresso – um salto e uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. A Apple e Netflix, símbolos perenes de inovação, aparecem em seguida sinalizadas nesta posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações através de ações com consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e atendimento/relacionamento.
Na prática, a análise materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.


A DOM Strategy Partners destaca que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor.
Em sua quinta edição, o levantamento avaliou as companhias entre os meses de abril e julho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores e dados secundários, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.

Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil
Empresa
Segmento
Nota
Magazine Luíza
Varejo - Eletro
9,16
Nespresso
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
9,15
Apple
Serviços Digitais
9,14
Netflix
Serviços Digitais
9,14
Starbucks
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
9,12
O Boticário
Higiene & Cosméticos
9,11
Google
Serviços Digitais
9,11
XP Investimentos
Bancos e Serviços Financeiros
9,09
Hospital Albert Einstein
Saúde
9,09
Porto Seguro
Seguros & Previdência
9,08
Santander
Bancos e Serviços Financeiros
9,07
Itaú Unibanco
Bancos e Serviços Financeiros
9,06
Mercado Livre
Varejo - Varejo Online
9,06
Smart Fit
Varejo - Serviços
9,06
Uber
Serviços Digitais
9,05
Bradesco
Bancos e Serviços Financeiros
9,04
Open English
Educação
9,04
Raia-Drogasil
Varejo - Farmácias e Perfumarias
9,04
Mercedes Benz
Automobilística
9,03
Skinceuticals
Higiene & Cosméticos
9,03
99 Taxi
Serviços Digitais
9,02
Riachuelo
Varejo - Vestuário e Moda
9,02
Ultrafarma
Varejo - Farmácias e Perfumarias
9,02
Nubank
Bancos e Serviços Financeiros
9,02
Chili Beans
Varejo - Óticas, Jóias e Adereços
9,01
Caixa
Bancos e Serviços Financeiros
9,01
Whirlpool
Bens de Consumo Duráveis
9,01
Dr Consulta
Saúde
9,01
Natura
Higiene & Cosméticos
9,01
Youse
Seguros & Previdência
9
Osklen
Varejo - Vestuário e Moda
8,99
Ipiranga
Distribuição de Combustíveis
8,99
Coca-Cola
Alimentos & Bebidas
8,99
Claro
Mídia & Telecom
8,98
Multiplus
Fidelidade
8,97
Wine.com.br
Varejo - Varejo Online
8,97
Carmen Steffens
Varejo - Vestuário e Moda
8,95
3 Corações
Alimentos & Bebidas
8,93
Easy Taxi
Serviços Digitais
8,93
Pizza Hut
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
8,93
Banco do Brasil
Bancos e Serviços Financeiros
8,91
Vigor
Alimentos & Bebidas
8,91
Vero Latte
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
8,91
Urban Remedy
Alimentos & Bebidas
8,89
Miss Pink
Higiene & Cosméticos
8,86
Madero
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
8,86
Bullguer
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
8,85
Reserva
Varejo - Vestuário e Moda
8,84
Schutz
Varejo - Vestuário e Moda
8,82
Cabana Burger
Varejo - Redes Alimentícias e Fast Food
8,82