Desenvolvedora de software voltada para o segmento de seguros acelera
migração de seus produtos para a nuvem com a plataforma low-code da
GeneXus
Outubro de
2018 – A Sics, empresa de tecnologia da informação especializada no setor de
seguros, necessitava de uma tecnologia de desenvolvimento que não só apoiasse a
migração de seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a nuvem, mas também
fornecesse o acompanhamento da evolução da tecnologia. A escolha foi a
plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus, que foi fornecida pela Céos
TI, distribuidor regional da companhia.
De acordo
com o diretor da Céos TI, Gabriel Nigro, a Sics já vinha procurando uma forma
de modernizar os seus sistemas, porém tudo que encontrava no mercado resultava
no mesmo problema: sempre ter que se atualizar tecnologicamente, além de
ficarem presos à tecnologia escolhida. “A ferramenta da GeneXus elimina este
gargalo, dando condições à Sics de evoluir tecnologicamente sempre focando em
seu principal ativo, que é a regra de negócio”, afirma Nigro.
Para o
gerente de tecnologia da Sics, Marcio Faria, hoje em dia, as tecnologias
evoluem muito rápido, apresentando um volume amplo de códigos para o
desenvolvimento. “Com a GeneXus, isolamos parte desta camada, o que nos dá
velocidade de desenvolvimento. Além disso, quando uma correção ou melhoria é
realizada todos, de forma instantânea, começam a utilizá-la, ou seja,
conseguimos evoluir o produto de forma muito rápida e temos a certeza que todos
possuem a mesma versão”, explica ele.
Todos os
processos e regras de negócio do ERP da Sics foram reescritos em GeneXus,
melhorando, também, alguns pontos do sistema, como a criação de ferramentas de
cálculo para apoio ao corretor e a disponibilização de consultas e captura de
informações por meio de seu aplicativo mobile, denominado WebSics Mobile.
Como a
estratégia, a Sics também se tornou pioneira no Brasil a ter um ERP 100% na
nuvem para gestão de corretoras de seguros, além de ter expandindo a operação
para todos os estados brasileiros.
“Com a
redução dos problemas de infraestrutura e arquitetura, o cliente precisa apenas
de uma internet e um browser para acessar o sistema, independente de sua
localização geográfica. Acabamos com problemas de instalação e atualização de
versão e conseguimos ter clientes em qualquer lugar do País”, pontua Faria.
De acordo
com o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a Sics evoluiu seu
sistema, ampliou o acesso e agora terá condições de atualizá-lo de acordo com
as necessidades de inovação.
“A
plataforma totalmente na nuvem permitiu, de imediato, que mais de 300 clientes
fossem migrados, entregando para o corretor de seguro o sistema de maneira on-line
e também na palma da sua mão, literalmente. Além disso, o GeneXus também
permitiu criar indicadores de uso do ERP. Hoje, o WebSics conta com mais de 1,5
mil clientes e mais de cinco mil usuários ativos que acessam o sistema de forma
simultânea e são gerenciados, aproximadamente, cerca de 800 mil seguros ativos,
finaliza o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo
Recchi.