Sics usa GeneXus para levar ERP especializado em seguros à nuvem


Desenvolvedora de software voltada para o segmento de seguros acelera migração de seus produtos para a nuvem com a plataforma low-code da GeneXus  

Outubro de 2018 – A Sics, empresa de tecnologia da informação especializada no setor de seguros, necessitava de uma tecnologia de desenvolvimento que não só apoiasse a migração de seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a nuvem, mas também fornecesse o acompanhamento da evolução da tecnologia. A escolha foi a plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus, que foi fornecida pela Céos TI, distribuidor regional da companhia.

De acordo com o diretor da Céos TI, Gabriel Nigro, a Sics já vinha procurando uma forma de modernizar os seus sistemas, porém tudo que encontrava no mercado resultava no mesmo problema: sempre ter que se atualizar tecnologicamente, além de ficarem presos à tecnologia escolhida. “A ferramenta da GeneXus elimina este gargalo, dando condições à Sics de evoluir tecnologicamente sempre focando em seu principal ativo, que é a regra de negócio”, afirma Nigro.
           
Para o gerente de tecnologia da Sics, Marcio Faria, hoje em dia, as tecnologias evoluem muito rápido, apresentando um volume amplo de códigos para o desenvolvimento. “Com a GeneXus, isolamos parte desta camada, o que nos dá velocidade de desenvolvimento. Além disso, quando uma correção ou melhoria é realizada todos, de forma instantânea, começam a utilizá-la, ou seja, conseguimos evoluir o produto de forma muito rápida e temos a certeza que todos possuem a mesma versão”, explica ele.

Todos os processos e regras de negócio do ERP da Sics foram reescritos em GeneXus, melhorando, também, alguns pontos do sistema, como a criação de ferramentas de cálculo para apoio ao corretor e a disponibilização de consultas e captura de informações por meio de seu aplicativo mobile, denominado WebSics Mobile.

Como a estratégia, a Sics também se tornou pioneira no Brasil a ter um ERP 100% na nuvem para gestão de corretoras de seguros, além de ter expandindo a operação para todos os estados brasileiros.

“Com a redução dos problemas de infraestrutura e arquitetura, o cliente precisa apenas de uma internet e um browser para acessar o sistema, independente de sua localização geográfica. Acabamos com problemas de instalação e atualização de versão e conseguimos ter clientes em qualquer lugar do País”, pontua Faria.

De acordo com o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a Sics evoluiu seu sistema, ampliou o acesso e agora terá condições de atualizá-lo de acordo com as necessidades de inovação.

“A plataforma totalmente na nuvem permitiu, de imediato, que mais de 300 clientes fossem migrados, entregando para o corretor de seguro o sistema de maneira on-line e também na palma da sua mão, literalmente. Além disso, o GeneXus também permitiu criar indicadores de uso do ERP. Hoje, o WebSics conta com mais de 1,5 mil clientes e mais de cinco mil usuários ativos que acessam o sistema de forma simultânea e são gerenciados, aproximadamente, cerca de 800 mil seguros ativos, finaliza o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi.