DOM Strategy Partners apresenta metodologia para medir inovação nas empresas


Metodologia avalia como a inovação da empresa pode impactar no comportamento de consumo do cliente a partir da combinação de adequação, evolução e ruptura


Pensando em materializar a gestão de conhecimento e inovação nas empresas, atualmente consideradas duas competências essenciais de diferenciação para qualquer organização, a consultoria nacional DOM Strategy Partners lança a metodologia KIM® para avaliar o grau de inovação das organizações.
Utilizando um funil de análise, a metodologia identifica qual a relevância da inovação aplicada pela empresa ao seu mercado e clientes, avaliando, principalmente, os impactos e as mudanças trazidas no comportamento de consumo do ecossistema já estabelecido.
Outro eixo da análise, tão importante quanto, é a avaliação da empresa sob a ótica de seus diferenciais competitivos. Neste caso, a inovação deveria oferecer um diferencial em relação aos seus concorrentes, além da forma como ela é replicada em termos de volume para a escalabilidade.
“Inovação é um ativo de valor essencial para a estratégia de qualquer organização, uma vez que representa a fonte principal da diferenciação necessária para sua sobrevivência e evolução, tanto no curto quanto no longo prazo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Recentemente a metodologia KIM foi utilizada no prêmio Whow! de Inovação,  uma iniciativa liderada pela Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a plataforma Social Intelligence da Stilingue. O prêmio teve como premissa avaliar as empresas mais inovadoras com base em seis critérios de análise, tais como relevância da inovação, impacto da inovação para os stakeholders, diferenciação de concorrência, crescimento de mercado, histórico de inovação e escalabilidade.
No modelo, foram escolhidas 20 mentes brilhantes, ou seja, pessoas que são referência em inovação no mercado e que, de alguma forma, veem contribuindo com o tema. Essas pessoas avaliaram quais são as companhias mais inovadoras, aplicando os seis critérios construídos pela DOM Strategy Partners. “A análise revelou que a empresa não precisa ser grande para inovar e encantar seus clientes e usuários. É necessário apenas pensar de forma diferente diante do mercado”, diz Domeneghetti.
Dentre as indústrias mais inovadoras, segundo o Prêmio Whow, estão nomes como 3M, Embraer, Basf, Whirpool, General Eletric, Braskem, Philips, Duratex, ABB, Dupont, Coca-Cola, PEPSICO, Danone, Ambev e Nestlé.