Metodologia avalia
como a inovação da empresa pode impactar no comportamento de consumo do cliente
a partir da combinação de adequação, evolução e ruptura
Pensando
em materializar a gestão de conhecimento e inovação nas empresas, atualmente
consideradas duas competências essenciais de diferenciação para qualquer
organização, a consultoria nacional DOM Strategy Partners lança a metodologia
KIM® para avaliar o grau de inovação das organizações.
Utilizando
um funil de análise, a metodologia identifica qual a relevância da inovação
aplicada pela empresa ao seu mercado e clientes, avaliando, principalmente, os
impactos e as mudanças trazidas no comportamento de consumo do ecossistema já
estabelecido.
Outro
eixo da análise, tão importante quanto, é a avaliação da empresa sob a ótica de
seus diferenciais competitivos. Neste caso, a inovação deveria oferecer um
diferencial em relação aos seus concorrentes, além da forma como ela é
replicada em termos de volume para a escalabilidade.
“Inovação é
um ativo de valor essencial para a estratégia de qualquer organização, uma vez
que representa a fonte principal da diferenciação necessária para sua
sobrevivência e evolução, tanto no curto quanto no longo prazo”, explica Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Recentemente
a metodologia KIM foi utilizada no prêmio Whow! de Inovação, uma
iniciativa liderada pela Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a
plataforma Social Intelligence da Stilingue. O prêmio teve como premissa
avaliar as empresas mais inovadoras com base em seis critérios de análise, tais
como relevância da inovação, impacto da inovação para os stakeholders,
diferenciação de concorrência, crescimento de mercado, histórico de inovação e
escalabilidade.
No
modelo, foram escolhidas 20 mentes brilhantes, ou seja, pessoas que são
referência em inovação no mercado e que, de alguma forma, veem contribuindo com
o tema. Essas pessoas avaliaram quais são as companhias mais inovadoras,
aplicando os seis critérios construídos pela DOM Strategy Partners. “A análise
revelou que a empresa não precisa ser grande para inovar e encantar seus
clientes e usuários. É necessário apenas pensar de forma diferente diante do
mercado”, diz Domeneghetti.
Dentre
as indústrias mais inovadoras, segundo o Prêmio Whow, estão nomes como 3M,
Embraer, Basf, Whirpool, General Eletric, Braskem, Philips, Duratex, ABB,
Dupont, Coca-Cola, PEPSICO, Danone, Ambev e Nestlé.