*Por Fabrício Santos
Estamos próximos do Natal, o período mais
rentável do varejo. Nesta época, o faturamento varejista atinge patamares mais
altos, e para 2018 os números apontam um crescimento nas vendas de 2,3% em
relação a 2017, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).
Mesmo diante de uma taxa de crescimento
menor do que a registrada em 2017, que foi de 3,9%, o brasileiro não passa batido
no Natal e sempre compra suas famosas lembrancinhas, independentemente de estar
em tempos de aperto financeiro.
Fabrício Santos
No entanto, o sucesso do faturamento depende diretamente da preparação das
empresas para atenderem às expectativas dos consumidores. Neste aspecto, o
setor logístico é bastante mobilizado por ser considerado o termômetro que mede
a eficiência da companhia, desde a expedição até a entrega da mercadoria.
É fato que todos os elos do varejo vivem um presente
sensível, em especial a categoria dos distribuidores. O ano foi marcado por um emaranhado de situações atípicas, que nunca
foram vivenciadas antes com tanta força no Brasil, como a paralisação dos
caminhoneiros, em maio; o aumento do dólar; as altas no preço dos combustíveis
e da energia elétrica, que atingem tanto o orçamento mais apertado do cliente,
quanto dos comerciantes, impactados igualmente com essas tarifas. Tudo
isso deixa o consumidor mais cauteloso.
Para vencer as limitações destas barreiras, lamentar não é
a saída. Os desafios foram lançados e resta às empresas agirem. Afinal, em
maior ou menor proporção, as vendas natalinas sempre giram de alguma maneira o
capital dos comerciantes e esse milagre econômico acontece uma vez por ano. Não
se pode bobear! Organização é a palavra de ordem! É preciso ter pessoas preparadas e ferramentas disponíveis para a
eficiência logística acontecer e não comprometer a entrega da mercadoria.
Por isso, aderir à Tecnologia da Informação dentro da
cadeia de suprimentos é uma ação indispensável a fim de otimizar o processo
logístico. Cada vez mais, o mercado exige
agilidade e precisão nos dados da venda e, quanto maior a rapidez, maiores
serão as chances de se realizar entregas mais efetivas e organizadas nesta
época do ano. Centralizar as informações em um dispositivo móvel, seja ele
tablet ou celular, garante mais eficiência na logística, bem como minimiza
possíveis erros humanos e situações inesperadas. Sem contar nos ganhos em
produtividade, na maior confiabilidade dos dados e na redução de custos, entre
outros benefícios.
E para potencializar a entrega, planejar o roteiro que o
motorista irá percorrer através do uso de roteirizadores é uma opção prática
para melhorar o processo. Este tipo de tecnologia monta automaticamente a
melhor rota para atender os clientes selecionados, com custo reduzido e com tempo menor,
buscando equilíbrio entre preço e serviço. Ademais, gasta-se menos combustível
e o motorista fica mais produtivo.
Dinamize o planejamento das entregas ou coloque este item
na agenda de prioridades para 2019. E quem já
aderiu tem tudo para ter um Natal melhor, com uma entrega perfeita, econômica
sem esquecer de gerar empatia e credibilidade aos seus clientes mesmo frente a
um ano desafiador
Nunca é demais lembrar: logística é um
custo e deve ser controlado e reduzido. Boas
entregas!
*Fabrício
Santos é
gestor de oferta logística na Máxima Sistemas, companhia
de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade e logística para o
setor atacado distribuidor.