Por
Alexandre Gera
Como inovar e atender às tendências
futuras do mercado e do novo consumidor sem transformar este processo num ritmo
lento e que, ao ser concluído, já está ultrapassado e não é mais inovador?
Corporações já entenderam que precisam
fazer diferente, serem rápidas e que desenvolver internamente inovação aberta é
caro e, muitas vezes, sem resultado. Então a saída é se conectarem com
startups.
Ao decidirem por esta rota, surge uma
segunda pergunta: como encontrar startups com sinergia para os desafios da sua
empresa e que possam colaborar para a inovação aberta no seu segmento? Adianto
minha resposta esclarecendo que procurar uma startup no Google ou em eventos é
como querer encontrar agulha no palheiro.
Mais do que entender que fazer estes
processos dentro de casa aumentam os custos e a dificuldade de inovar, é
preciso entender que realizar a seleção de uma startup para apoiar nesta
jornada também é uma medida que pode atrasar esta rota. Há muitos eventos e
informações para se buscar e promover uma curadoria interna tiraria o foco da
agilidade que precisa ser alcançada. E todos nós sabemos que quem for mais
rápido assumirá a liderança do seu setor.
Alexandre Gera |
É preciso buscar apoio no mercado e já
temos iniciativas que conectam corporações a startups que complementam suas necessidades
neste caminho de transformação digital. Todo o processo de aproximação e
conexão desses dois universos precisa contar com um acompanhamento
especializado e com tecnologias que tenham inteligências de mercado agregadas
para que, de fato, o match seja perfeito.
Sabendo que as empresas dependem da
inovação para se manterem vivas no mercado, as consultorias tradicionais
mapeiam os desafios dessas companhias e pesquisam no mercado as startups mais
aderentes para inovarem suas operações.
Em contrapartida já existem soluções que
aliam conhecimento, assertividade, rapidez, baixo custo e comodidade porque
simplesmente escutam ou leem os desafios das corporações e usam suas
tecnologias e metodologias próprias para diminuir a complexidade das grandes empresas
nesse cenário de conexão.
É preciso que a escolha seja certeira
sobre a startup ideal. Não há tempo de errar!
Alexandre Gera é
sócio-gestor da GERAVALOR, consultoria especializada em inovação
aberta, business assessment
e desenvolvedora do Radar de Startups, solução inédita para conectar
startups a corporações que buscam inovação.