Ticket médio do varejo calçadista aumentou 5,77% na Black Friday


Dados de inteligência de mercado da SetaDigital apontam boas perspectivas para o setor em 2019

O faturamento do varejo calçadista na semana da Black Friday, de 19 a 24 de novembro, totalizou R$ 34.214 milhões, o que representa uma ligeira queda de 0,68% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, o ticket médio subiu 5,77%, chegando a R$ 161,44 contra os R$ 152,63 registrados em 2017. O número de peças por atendimento também cresceu 5,94%, atingindo a marca de 2,14, enquanto em 2017 foi registrado 2,02 unidades.

Os dados são do Seta IMC (Indicadores do Mercado Calçadista), ferramenta de inteligência da SetaDigital. Nesta análise, especificamente, a solução teve como base informações fornecidas por uma amostragem de 700 lojas, as quais registraram o preço médio de venda por produto de R$ 75,51, uma redução de 0,15% em relação ao mesmo período de 2017, que registou R$ 75,63. O mark-up do período foi de 98%, enquanto no ano anterior o índice alcançou 104,30%, ou seja, queda de 6,30%.

Além dos eventos de varejo, os dados do IMC também são disponibilizados semanalmente aos lojistas e têm como foco auxiliar na definição das melhores estratégias de atuação do setor. Isso significa que as lojas podem se basear nessas informações para avaliar o varejo calçadista, comparando com seus resultados, e tomar decisões que são mais condizentes com o cenário geral do setor. A ferramenta é utilizada por 1,5 mil lojas de calçados com as quais a software house mantém relações comerciais. Juntas, elas somam 17 milhões de clientes e R$ 4,4 bilhões de faturamento anual.

“Embora as lojas tenham vendido menos, o consumidor gastou mais nessa última Black Friday, apresentando um cenário mais positivo para o varejo calçadista no próximo ano. A posse do novo presidente da república somada à demanda reprimida e o início de um novo ciclo econômico são os principais fatores que endossam as boas perspectivas.  Os lojistas devem se preparar para a retomada dos negócios em 2019”, conclui Vanderlei Kichel, CEO da Seta Digital.