Ferramenta low-code
da desenvolvedora global de soluções de desenvolvimento de software é escolhida
para apoiar a primeira ampliação do canal desde sua abertura, em 1914
A GeneXus, desenvolvedora global de
soluções de desenvolvimento de software, sustentou o projeto de transformação
digital do Canal do Panamá, rota de navegação interoceânica que conecta o Mar
do Caribe e o Oceano Pacífico, permitindo a redução de distâncias e
impulsionando o intercâmbio comercial e econômico entre os países.
O projeto digital faz parte da
primeira ampliação do Canal desde sua abertura, em 15 de agosto de 1914, e tem
como objetivo permitir o deslocamento do transporte marítimo em grande escala.
A obra conta com um investimento de 5,6 milhões de dólares e incluiu a criação
de uma terceira faixa, que mudou a geografia e, com ela, o mapa do mundo. Para
apoiar tecnologicamente essa expansão, a ferramenta escolhida foi a GeneXus,
que, por ser escrita em low-code, permite reduzir o tempo de programação pela
metade em comparação às linguagens tradicionais.
“A agilidade, a produtividade e a
flexibilidade do software GeneXus permitiu que o conjunto de aplicações para a
operação do canal ampliado fosse reestruturado em apenas 15 meses. Com outra
linguagem de programação, levaria quase três anos para alcançar os objetivos”,
acrescenta Arístides de Gracia, líder do departamento de desenvolvimento de
sistemas do Canal Panamá.
Ao todo, foram desenvolvidos cinco
sistemas para proporcionar eficiência, segurança e rapidez ao mercado de
navegação do Canal. Um aplicativo direcionado aos 48 rebocadores do Canal, por
exemplo, resolveu uma missão crítica da operação. Antes da digitalização deste
processo, cópias dos horários e informações técnicas eram impressas
semanalmente para cada um dos 700 tripulantes que trabalham 365 dias por ano,
em 87 turnos de oito horas. A aplicação não só simplificou a continuidade dos
trânsitos do Canal, mas também contribui para a preservação do meio ambiente.
Para apoiar ao trâmite de reserva de
navios foi desenvolvido o aplicativo Land Transportation Suite, que permitiu
aos clientes passar o envio de seus pedidos pela web, e não por fax, como era
feito anteriormente. O sistema, por sua vez, dispara notificações e todas as
informações relacionadas às de vagas cotas disponíveis por dia e que custam em
torno de 35 mil dólares.
“Apoiado nessa aplicação criada com o
GeneXus, o Canal do Panamá conquistou importantes arrecadações. Somente em
2017, as reservas e os pedágios geraram receitas de 203 milhões de dólares e
2,2 milhões de dólares, respectivamente”, acrescenta Gracia.
Uma das atividades mais importantes do
Canal do Panamá está ligada ao estudo de todos os planos dos navios que
planejam atravessar a rodovia interoceânica. Existem muitas regras de negócios
e que regem a cobrança de cada segmento de mercado, como também outros sistemas
que administram a inspeção e tonelagem de navios. Todas essas regras e sistemas
estão dentro do aplicativo de Navios, criado com GeneXus.
Há também uma solução que leva aos
gestores informações em tempo real sobre tudo o que acontece no Canal do
Panamá, entre elas navios que estão passando pela rota, quanto cada navio está
pagando, quanto mede, a que horas chegou no Panamá, a que horas ele passou pela
primeira eclusa, quantas locomotivas ele precisa para fazer o trânsito, que
tipo de cargas ele traz, como o faturamento é feito etc.
“O Canal é um ponto muito sensível
para o Panamá, bem como para o setor marítimo e de comércio mundial. Os
resultados deste projeto mostram que o GeneXus pode resolver problemas de
missão crítica, além de disponibilizar informações para a tomada de decisão”,
finaliza Ricardo Recchi, country manager da GeneXus no Brasil.